Questões de Ciência da Computação do ano 2007

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Listagem de Questões de Ciência da Computação do ano 2007

De acordo com os conceitos envolvendo o paradigma de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Um objeto é a representação em memória de uma classe. Por meio dele é possível acessar as funcionalidades disponibilizadas pela classe.

O Projeto Orientado a Objetos tem os componentes:

Com relação ao script apresentado acima, escrito com a tecnologia ColdFusion, julgue os itens que se seguem.

O estilo de programação adotado nesse script é mais próximo ao paradigma de programação estruturada que ao de programação orientada a objetos.

A respeito da orientação a objetos, julgue os próximos itens.

I Há linguagens de programação orientadas a objetos em que a determinação do método a ser executado em resposta a uma mensagem pode ocorrer na compilação ou pode ser adiada até a execução do código.

II Uma subclasse pode herdar atributos e métodos das suas superclasses. Em uma hierarquia C++, as visibilidades dos atributos e dos métodos herdados não podem, em uma subclasse, ser diferentes das suas visibilidades nas superclasses.

III Um atributo cujo valor é compartilhado entre as instâncias de uma classe tem escopo de classe. Um atributo com escopo de classe é, na linguagem Java, um atributo estático (static). Em UML, nos diagramas de classe, os atributos com escopo de classe são identificados por uma sublinha.

IV Em UML, uma agregação é um relacionamento todo-parte. Em uma agregação, um objeto não pode ser parte de mais de um todo. Além disso, objetos que são as partes de um todo devem ser destruídos quando o todo é destruído.

V Uma classe de associação (association class) permite que sejam acrescentados atributos e métodos a uma associação. Por exemplo, determinada classe pode ser criada para conter atributos e métodos de uma associação entre duas outras classes.

Estão certos apenas os itens

Analise as seguintes afirmativas sobre o princípio OO (Orientação a Objetos) conhecido como Encapsulamento:

I. Os métodos de acesso (setters) impedem que os atributos da classe assumam valores inapropriados.

II. Os métodos de acesso (setters) são automaticamente invocados quando um objeto é instanciado.

III. Métodos de acesso (setters) que simplesmente atribuem um valor aos atributos da classe, sem qualquer verificação, deveriam ser removidos e o atributo correspondente tornado público.

IV. O encapsulamento esconde a implementação dos métodos de uma classe dos seus clientes.

O número de afirmativas corretas é:

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