Questões de Biomedicina - Análises Clínicas da FAURGS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas da FAURGS

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no Brasil. Associadas com a formação da placa aterosclerótica, as dislipidemias são importantes fatores de risco para a DCV. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.

I - Níveis elevados de colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) são um importante fator de risco para a doença cardiovascular.
II - O valor de LDL-c pode ser estimado pela fórmula de Friedewald, desde que o valor dos triglicerídeos seja inferior a 500 mg/dL.
III- Segundo as recomendações do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, um jejum de 8 a 12 horas é obrigatório para a avaliação laboratorial do perfil lipídico.
IV - A determinação da apolipoproteína B (ApoB) constitui uma medida indireta de todas as partículas aterogênicas presentes na corrente sanguínea.

Quais estão corretas? 

O diagnóstico molecular representa o segmento da medicina laboratorial responsável pela detecção, pela tipagem e pela quantificação de ácidos nucleicos aplicados à genética, ao câncer e às doenças infecciosas. No que se refere aos fatores pré-analíticos, interferentes e controles de processo no diagnóstico molecular é correto afirmar que

A velocidade de hemossedimentação (VHS), quando aumentada, é um teste não específico que pode indicar inflamação no organismo. Assinale a alternativa que apresenta uma condição na qual a VHS pode estar aumentada. 

O Sistema de gestão da qualidade é uma ferramenta utilizada para gerenciar todos os itens que possam afetar a qualidade de um laboratório. Desse modo, é INCORRETO afirmar que

Considere as afirmações abaixo em relação à Portaria nº 2.349, de 14 de setembro de 2017, que aprovou a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos elaborada em 2017, pela Comissão de Biossegurança em Saúde (CBS), do Ministério da Saúde.

I - Classe de risco 1 inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios, enquanto a Classe de risco 2 inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.
II - Classe de risco 3 inclui os agentes biológicos que apresentam moderado risco individual e alto risco para a comunidade e para os quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou prevenção.
III- Classe de risco 3 inclui os agentes biológicos com alto risco individual e moderado risco para a comunidade e para os quais não existem usualmente medidas de tratamento ou prevenção.
IV - Classe de risco 4 inclui os agentes biológicos com alto risco individual e para a comunidade. Até o momento, não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes.

Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis