Questões de Biomedicina - Análises Clínicas da FAURGS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas da FAURGS

A tuberculose, doença causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A tuberculose pulmonar, além de ser a mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Em relação ao diagnóstico laboratorial da tuberculose, assinale as afirmações com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) As amostras que podem ser utilizadas para o diagnóstico da tuberculose pulmonar são escarro, lavado brônquico ou broncoalveolar, lavado gástrico ou fragmento de tecido pulmonar.
( ) Para a realização da pesquisa do bacilo álcool ácido resistente (BAAR) no exame microscópico direto, a coloração mais utilizada é a de gram.
( ) Apesar do crescimento lento do bacilo, a cultura de micobactérias de amostras de escarro é utilizada, principalmente, em casos pulmonares de baciloscopia negativa e é considerada o método padrãoouro para investigação de tuberculose em adultos.
( ) Por ser uma bactéria fastidiosa, a cultura micobacteriana é realizada em ágar MacConkey.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Em relação ao diagnóstico do HIV, descrito pelo Ministério da Saúde no Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças e aprovado pela Portaria SVS/MS n° 29, de 17 de dezembro de 2013, assinale a alternativa correta.

A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia, e seu diagnóstico laboratorial é realizado utilizando-se testes simples e rotineiramente disponíveis nos laboratórios clínicos. Nesse sentido, são achados característicos no diagnóstico da anemia ferropriva

O exame de urina é um teste de triagem que pode fornecer informações úteis para o diagnóstico de patologias do trato urinário e da função renal, bem como de outras alterações sistêmicas. Segundo as Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em relação à realização de exames em urina, avalie as afirmações a seguir.

I - A análise química da urina pode ser realizada através do uso de tiras reagentes e inclui a determinação do pH e a avaliação semiquantitativa de diversos parâmetros, entre eles proteínas, glicose, hemoglobina, corpos cetônicos e esterase leucocitária.
II - Resultados falso-positivos ou falso-negativos são incomuns com o uso de tiras reagentes; sendo assim, um resultado negativo na tira reagente descarta a presença de proteínas na urina.
III- Apesar da microscopia de campo claro ser a mais frequentemente utilizada na análise do sedimento urinário, a microscopia de luz polarizada é de grande utilidade para a identificação de cristais e de elementos que contenham gordura, sendo que os últimos produzem um padrão característico de cruz de Malta.
IV - Dos três tipos principais de células epiteliais que podem ser encontrados na análise do sedimento urinário, as células epiteliais tubulares renais têm um significado clínico maior e estão associadas a dano tubular renal.

Quais estão corretas?

Recentemente, a Associação Americana de Diabetes (ADA) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) indicaram que, além da glicemia de jejum e de 2 horas após o teste oral de tolerância à glicose (TOTG), o diagnóstico do diabetes melito (DM) pode ser realizado pelo teste de hemoglobina glicada (HbA1c). Em relação a HbA1c, assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis