Questões sobre Moléculas, células e tecidos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Moléculas, células e tecidos

Foi perguntado ao professor como era possível um arranhão na pele desaparecer em poucos dias. O professor explicou que isso era possível devido ao processo de divisão celular, na qual novas células são formadas, levando assim à regeneração da pele.
A regeneração da pele destacada pelo professor ocorre devido à divisão celular do tipo

#Questão 904750 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, Instituto Access, 2023, UFFS, Técnico de Laboratório - Área: Biologia

A segmentação ou clivagem é o conjunto de divisões mitóticas que resulta no aumento do número de células, mas que não afeta o volume do embrião. Essas divisões mitóticas sucessivas ocorrem logo após a formação do zigoto, como mostra a figura a seguir: 
39.png (356×265)

Considerando a segmentação ou clivagem em mamíferos, analise as afirmativas a seguir:
I. A mórula é o quarto estágio da segmentação celular que acontece após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide. Ela representa a última etapa da fase de clivagem e precede o blastocisto na evolução do embrião. II. O zigoto inicia uma série de divisões mitóticas que originam um conjunto de células denominado blastocisto. Essas mitoses sucessivas ocorrem sem que aconteça a fase de crescimento do ciclo celular. Assim, a cada mitose, as células ficam menores. III. No ser humano, como nos mamíferos em geral, a segmentação é do tipo holoblástica igual. Nessa segmentação, ocorre a divisão em toda a extensão do zigoto e as primeiras clivagens originam células de tamanho igual.
Assinale

#Questão 904753 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, Instituto Access, 2023, UFFS, Técnico de Laboratório - Área: Biologia

A glicólise é um processo que degrada a molécula de glicose, formada por seis carbonos, em duas moléculas menores de piruvato, cada uma com três carbonos. Esse fenômeno é essencial para a produção de energia dos organismos e acontece em duas fases distintas, uma de investimento energético (Fase preparatória) e a outra de compensação energética (Fase de pagamento).
Considerando os eventos bioquímicos que acontecem nos seres vivos durante a glicólise, assinale a afirmativa incorreta.  

“A geração de energia tem sido um assunto de alta relevância atualmente. O investimento em estudo de desenvolvimento de novas tecnologias que proporcionem o aumento da eficiência energética de processos proporciona retorno financeiro e contribui para o meio ambiente. O setor de polpa e papel é um dos setores que mais cresce mundialmente. O Brasil é o maior produtor de celulose de fibra curta, o 4º maior de celulose e o 9º maior de papel. O crescimento médio anual da produção de celulose no Brasil está em torno de 7,1% e de papel 5,4%. Este setor gera a maior parte da energia consumida em seus processos pela queima de dois combustíveis: biomassa e licor negro. Cerca de 67% da matriz energética da indústria de celulose e papel provém do licor negro”. (BRANDÃO, 2015). O licor negro é composto por:

#Questão 904759 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, Instituto Access, 2023, UFFS, Técnico de Laboratório - Área: Biologia

A parede celular vegetal é proveniente da intensa atividade secretora do protoplasma e de algumas enzimas como a glicose uridinadifosfato (GUDP). Ela é uma estrutura circunjacente à membrana plasmática e, diferentemente do que se imagina, é parte dinâmica da célula e passa por modificações durante o crescimento e desenvolvimento celular, como mostra a figura a seguir:
21.png (384×342)

No que se refere à parede celular vegetal, analise as afirmativas a seguir:
I. A parede celular vegetal é formada na mitose, durante a metáfase. Durante essa fase, os cromossomos agregam-se nas regiões polares formando os cinetócoros. Ocorre a movimentação das cromátides para a região equatorial da célula formando a placa equatorial, que originará a lamela média e, depois, a parede celular vegetal. II. A arquitetura molecular da parede celular vegetal é determinada, principalmente, pela celulose, que forma um sistema de fibrilas embebidas numa matriz amorfa, formada de polissacarídeos não celulósicos, como hemiceluloses, pectinas, glicoproteínas estruturais e enzimas. Além disso, substâncias incrustantes, como a lignina e a suberina, são também depositadas nesta matriz e, por isso, estão presentes na parede celular vegetal. III. A parede celular vegetal é responsável não só pela forma e rigidez da célula, mas também pela restrição da expansão do protoplasto, pela defesa contra bactérias e fungos e por impedir a ruptura da membrana pela entrada de H2O no interior da célula.
Assinale

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis