Questões sobre Identidade dos seres vivos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Identidade dos seres vivos

A doença arterial coronariana é uma condição na qual o fluxo sanguíneo para o miocárdio é reduzido pela deposição de gordura nas artérias coronárias que têm, assim, seu lúmen diminuído.
As artérias coronárias são ramificações da 

Em 1958, pela primeira vez, o hormônio de crescimento (GH), obtido de uma glândula de cadáveres, foi purificado e aplicado a um adolescente que apresentava deficiência deste hormônio. Nos anos que se seguiram, a extração de GH de cadáveres difundiu-se, ainda que em quantidade insuficiente para atender a demanda. Em 1985, porém, o GH sintético passou a ser produzido pela técnica do DNA recombinante, o que permitiu a oferta ilimitada do hormônio para uso terapêutico.
(Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0004-27302008000500001)
 A glândula responsável pela produção de GH é a(o)

O ‘teste de diatomáceas’ consiste na análise quantitativa e qualitativa de algas diatomáceas encontradas nos tecidos internos das vítimas de afogamento. A recuperação post-mortem destas algas é possível porque elas são constituídas por uma parede extracelular, conhecida como frústula, que é resistente a vários ácidos utilizados no processo de degradação de tecidos orgânicos em laboratório.
(Adaptado de: https://revista.rbc.org.br/index.php/rbc/article/view/67/pdf_13.)

A frústula das diatomáceas é composta tipicamente por

Em casos de crime de estupro, a detecção da presença de sêmen humano é um fator de grande auxílio nas investigações forenses. Com relação ao sêmen humano, analise os itens a seguir:
I. O sêmen é formado por espermatozoides e secreções provenientes das glândulas acessórias – próstata, vesículas seminais e bulbouretrais. II. A próstata produz um líquido que contém nutrientes para o metabolismo dos espermatozoides; as glândulas bulbouretrais contribuem com substâncias para neutralizar o meio geralmente ácido da vagina; as vesículas seminais contribuem com substrato energético para o espermatozoide e com prostaglandinas que influenciam sua motilidade e transporte. III. A enzima fosfatase ácida é produzida nos epidídimos, sendo encontrada em quantidade extremamente elevada no esperma humano. Essa enzima pode ser utilizada em investigações forenses para identificar a presença de sêmen em casos de abuso sexual, mesmo quando o suspeito é vasectomizado.
Está correto o que se afirma em

Com base na Resolução 479/18, são requisitos mínimos para o exercício das atividades de Perfusionismo em Circulação Extracorpórea pelo Biólogo:
I. Certificado de Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Perfusionismo/Circulação Extracorpórea, com duração mínima de 1.200 horas, sendo no mínimo 50% de atividades práticas, realizado em Instituição/Entidade legalmente reconhecida;
II. treinamento específico no planejamento e ministração dos procedimentos de circulação extracorpórea, certificado pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea – SBCEC, estando habilitado para operar máquina de circulação extracorpórea e demais acessórios, com o intuito de manter as funções cardiorrespiratórias, o equilíbrio bioquímico, hematológico e hidroeletrolítico do paciente durante o procedimento cirúrgico;
III. ter registro formal de vínculo com a instituição contratante.
Analise os itens acima e assinale

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis