Questões sobre Identidade dos seres vivos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Identidade dos seres vivos

Os vegetais, em decorrência de sua ampla distribuição, especialmente as angiospermas, mostram-se muito úteis em questões legais. Os vestígios botânicos, que por muito tempo foram subestimados, tendo em vista sua utilidade no esclarecimento de questões criminais, têm levado ao desenvolvimento da Botânica forense.
Nas angiospermas, grupo dominante na flora mundial, a planta propriamente dita, permanente, é o 

Após estimar a idade de briófitas que cresciam sobre um pedaço da tíbia de um cadáver encontrado em uma floresta em Portugal, peritos conseguiram determinar o tempo aproximado decorrido desde a morte. Isso foi possível porque o crescimento de certas espécies de briófitas ocorre por meio da multiplicação de células do meristema do ápice, originando segmentos anuais de crescimento bem definidos.
Observe o esquema com os exemplares de briófitas analisados pelos peritos. 
44.png (242×177)

Os segmentos anuais de crescimento estavam localizados no

A principal diferença entre as células bacterianas e as células eucarióticas é a localização do seu DNA. Na célula eucariótica, a maioria do DNA está na organela chamada de núcleo, enquanto na célula bacteriana o DNA está concentrado em uma região não envolta por membrana, chamada de nucleoide.
Uma outra característica diferencial da célula bacteriana é a

“As armas biológicas, ao lado dos venenos químicos como gás mostarda e o sarin, constituem um grupo de ameaças de origem bioquímica que inclui as toxinas e os agentes de doenças graves. (...) Como exemplos podem ser citadas as toxinas botulínica e tetânica e os agentes de infecções, como os causadores do antraz, da varíola, da peste, do botulismo e de algumas formas de febre hemorrágica. Esses agentes de infecções e produtos biológicos são classificados internacionalmente como grupo A, ou seja, de maior gravidade e maior risco de utilização em atividades ilícitas.”
(Adaptado de: https://doi.org/10.1590/S0104-597020130005000016)
Os agentes etiológicos do antraz, da varíola, da peste e do botulismo são, respectivamente,

Em 2006, em Macapá (AP), o corpo de um bebê foi encontrado 40 dias depois de seu suposto sequestro. Graças à análise de larvas de insetos presentes no cadáver, foi possível afirmar que a criança faleceu no mesmo dia do desaparecimento. Esse caso ilustra como o processo de medição do intervalo pós morte (IPM) pode ser realizado considerando as fases de desenvolvimento de insetos necrófagos.
Exemplos de insetos de interesse forense pertencem aos grupos Coleoptera, Blattodea e Diptera e apresentam, respectivamente, desenvolvimento do tipo

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis