Listagem de Questões sobre Geral
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam objetivos a serem alcançados no 3º Ciclo do Ensino Fundamental, através de atividades de Ciências Naturais. A opção que indica um desses objetivos é:
elaborar, individualmente e em grupo, relatórios orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informações obtidas por meio de observação, experimentação, textos ou outras fontes;
descrever processos e características do ambiente ou dos seres vivos, observados em microscópio ou a olho nu;
perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia;
expressar dúvidas, idéias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos;
utilizar critérios científicos para realizar classificações de animais, vegetais, etc.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam objetivos a serem alcançados no 4º Ciclo do Ensino Fundamental, através de atividades de Ciências Naturais. A opção que indica um desses objetivos é:
expressar dúvidas, idéias e conclusões, acerca dos fenômenos biológicos;
relacionar os diversos conteúdos conceituais de Biologia (lógica interna) na compreensão dos fenômenos;
relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos (lógica externa);
compreender como as teorias geocêntricas e heliocêntricas explicam os movimentos dos corpos celestes, relacionando esses movimentos a dados de observação e à importância histórica dessas diferentes visões;
valorizar o cuidado com o próprio corpo.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem eixos temáticos (conteúdos) que poderão ser escolhidos para a composição dos planos de trabalho nas atividades de Ciências Naturais, nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. A opção que indica um desses eixos é:
Ecologia e Evolução;
Conhecimentos de Biologia;
Tecnologia e Sociedade;
Conhecimentos de Física;
Ciências da Natureza.
De Aristóteles até a metade do século passado, existiram grandes pensadores que acreditavam na geração espontânea, hipótese pela qual se formariam seres a partir da matéria bruta do meio. Muitas hipóteses foram levantadas a favor dessa teoria, outras contra. Enumere cronologicamente: de 1 (mais antiga) a 5 (mais nova), nos parênteses abaixo, as experiências realizadas pelos defensores da abiogênese e biogênese:
5, 1, 4, 2 e 3.
1, 5, 2, 4 e 3.
5, 2, 3, 1 e 4.
1, 2, 3, 5 e 4.
Existem bactérias do solo que vivem associadas a certas plantas, especialmente leguminosas, invadindo suas raízes a aí formando nodosidades ricas em nitrogênio. A leguminosa cede à bactéria substâncias orgânicas e recebe dela substâncias nitrogenadas. Essa associação permite à leguminosa viver em solos carentes de nitrogênio. Essa relação é do tipo:
Comensalismo
Predatismo.
Inquilinismo.
Simbiose.
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