Questões sobre Genética

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Genética

Ao compararmos um gene e uma proteína, ficamos restritos a tratar da sequência de DNA, que se estende entre os pontos correspondentes às extremidades da proteína. O processo pelo qual um gene dá origem a uma proteína é chamado expressão gênica. Nesse contexto, observe as sequências selvagem e mutante da cadeia β da hemoglobina.

Pela comparação da sequência nucleotídica de um gene com a sequência de aminoácidos, é possível perceber a colinearidade entre esses. Assim, para o fenótipo normal e o mutante, respectivamente, o códon da sexta posição corresponde aos aminoácidos

A capacidade de clonar e sequenciar um gene ou outra sequência de DNA de interesse de determinada espécie depende de uma classe especial de enzimas, que reconhece trechos especiais do DNA e pode cortá-lo, a depender da presença ou ausência de radicais CH3. Observe a figura do sistema de restrição/modificação de EcoRI, a seguir:

Assinale a alternativa cuja afirmação faz a CORRETA correspondência com a figura e o texto.

Sobre isso, analise as afirmativas, a seguir:

I. Uma vez determinada a sequência nucleotídica completa de um genoma, os cientistas podem pesquisar os padrões temporais de expressão de todos os genes do organismo. Contudo os padrões espaciais são impossíveis de serem determinados.

II. Quanto maior é o número de sequências geradas, mais fácil se torna entender quando o vírus entrou no país, como ele se distribuiu no continente e, principalmente, de que forma está evoluindo.

III. A técnica conhecida como relógio molecular avalia o acúmulo de alterações em certos genes, que funcionam como se fossem cronômetros, indicando o tempo de divergência entre isolados virais.

IV. O DNA pode ser rapidamente sequenciado pelo método químico, no qual os ddNTP são usados para terminar a síntese de DNA em bases específicas.

Atualmente, o sequenciamento é feito manualmente, pois máquinas automatizadas são grandes e caras. Estão CORRETAS

Para se fazer uma reação em cadeia de polimerase (PCR), o gene de interesse precisa ter sido clonado e amplificado em bactérias, pois é necessário conhecer os primers, que serão utilizados na amplificação do DNA in vitro. O seu laboratório utiliza a PCR convencional e a em tempo real para estudar a carga amostral de vírus do tabaco. No entanto, você precisa validar os primers mediante PCR convencional. No seu primeiro experimento, houve contaminação do controle negativo e o aparecimento de bandas inespecíficas. No segundo experimento, você obteve sucesso, ao aumentar a temperatura de melting e controlar o uso de reagentes. Agora a PCR em tempo real poderá ser utilizada, reduzindo o tempo de investigação. Sobre isso, analise as proposições a seguir:

I. A sequência e a concentração adequada do iniciador são primordiais para a especificidade e eficiência da PCR, se ele for mal concebido poderá resultar em pouco ou nenhum produto, por causa de amplificação inespecífica, bem como a formação de dímeros de iniciadores.

II. Na PCR convencional, pode ocorrer contaminação por transferência de reagentes, dispositivos de pipetagem, superfícies de laboratório, material biológico dos próprios pesquisadores, ocasionando resultados falsos.

III. A temperatura de melting (Tm) de uma molécula de DNA, na qual metade das moléculas é de cadeia simples e a outra de cadeia dupla, independe do seu tamanho, porém depende da composição de nucleotídeos, visto que produtos amplificados ricos em guanina e citosina precisam de menor Tm, visto terem apenas duas pontes de hidrogênio e, por isso, é mais fácil haver desnaturação e renaturação.

IV. A PCR em tempo real permite a amplificação, detecção e quantificação do DNA em duas etapas, minimiza o risco de contaminação, contudo confere menor precisão e reprodutibilidade, quando comparada à PCR convencional.

Estão CORRETAS, apenas,

Algumas doenças devem ser evitadas logo cedo. Para isso, vacinas contra doenças causadas por vírus são aplicadas ainda na infância. Um exemplo é a tríplice viral, um tipo de vacina ministrada contra as seguintes doenças:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis