Questões de Biologia do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2011

Existem vários tipos de atividades práticas que podem ser realizados nas aulas de Ciências. Em aula, um professor mostra diante da classe o que acontece ao misturar água e óleo, em um recipiente, e água e açúcar, em outro. Essa prática constitui uma

Fósseis são ossos presos a pedras. Esse comentário de alunos, presente no Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 6ª série, vol. 2, pág. 19, São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2009, deixa claro que os alunos compreendem

No Caderno do Professor (Ciências, 8a série − 1o bimestre), uma das competências e habilidades propostas na Situação de Aprendizagem 1 é: Reconhecer que as características dos materiais são resultantes das interações e não “incorporadas” aos mesmos. Em outras palavras, essa SA pretende desenvolver:

Animais de estimação são temas frequentes em conversas e atividades entre alunos do Ensino Fundamental.

O trabalho com esse tema também permite

I. identificar etapas do ciclo de vida dos animais e relacioná-las com etapas do ciclo de vida dos seres humanos.

II. desenvolver hábitos responsáveis no trato com animais e ampliar o respeito aos seres vivos de modo geral.

III. reconhecer a anatomia comparada e funcionamento entre animais e seres humanos em relação aos sistemas e órgãos do corpo.

São itens voltados ao ciclo I do Ensino Fundamental aqueles contidos em

“Os seres vivos da Terra atual estão adaptados ao meio em que vivem.” Esta frase corriqueira revela que entre os seres vivos e o ambiente há um ajuste, uma harmonia fundamental para a sua sobrevivência. A enorme diversidade dos seres atuais é o resultado de um longo processo de evolução biológica. Em relação à evolução biológica, observe as afirmativas abaixo.

I. August Weismann cortou a cauda de camundongos durante mais de cem gerações e verificou que as novas ninhadas continuavam a apresentar aquele órgão perfeitamente normal, concluindo assim, que os caracteres adquiridos do meio ambiente não são transmitidos aos descendentes.

II. Segundo Malthus, a população humana teria problemas de alimentação no futuro porque ela e a produção de alimentos cresciam em progressão geométrica e em progressão aritmética, respectivamente.

III. Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existentes sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes, traduzindo assim, as idéias de Lamarck e de Darwin.

IV. A analogia verificada na asa de um inseto e a de uma ave não indica relação evolutiva. São estruturas que evoluíram independentemente e resultaram de adaptações funcionais às mesmas condições ambientais.

V. As nadadeiras das baleias, as asas dos morcegos, as patas dos vertebrados quadrúpedes e os membros superiores do homem são os órgãos homólogos.

VI. Fósseis são restos ou impressões deixadas por seres que habitaram a Terra no passado e constituem provas de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente.

Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis