Listagem de Questões sobre Geral
Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, o diagnóstico organizacional é "o processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações". Considerado por essa autora como "a linha de base para o plano de ação da organização", ele pode ser dividido nas seguintes etapas:
coleta, tabulação e análise.
definição, proposição e operacionalização.
conhecimento do ambiente, coleta de dados e sistematização.
ambientação, operacionalização e flexibilização.
preparação, elaboração e implementação.
Segundo Sueli Angélica do Amaral, as dificuldades técnicas para promoção de serviços bibliotecários dizem respeito, principalmente,
à liderança.
ao ambiente físico.
aos usuários ou clientes.
aos recursos humanos.
ao status da unidade de informação.
Contrapondo-se ao marketing de negócios, o marketing social
tenta preencher as necessidades e desejos do mercado-alvo.
procura modificar as atitudes ou comportamentos do mercado-alvo.
tem a obtenção de lucro como seu alvo principal, servindo aos interesses da comunidade.
leva ao mercado produtos e serviços, por intermédio de veículos de idéia.
potencializa os lucros, transformando produtos e serviços de acordo com os desejos de seu mercadoalvo.
Em uma biblioteca jurídica, o bibliotecário responsável pela seleção determinou que irá adquirir prioritariamente aqueles livros que, indicados por mais de um usuário, tenham sido publicados pela Editora Lex, editora especializada que publica apenas livros encadernados em português. Neste caso, o profissional está, respectivamente, utilizando na seleção os critérios de
uso potencial e características físicas.
idioma e tratamento.
demanda e contribuição potencial.
atualidade e precisão.
interesse e autoridade.
A compra por licitação é um processo bastante comum, em bibliotecas do setor público, para aquisição de materiais de informação. Regida pela Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, a compra por licitação é precedida pela publicação de um edital, elaborado pela biblioteca interessada na aquisição de material.
Este edital
é encaminhado apenas a fornecedores cadastrados.
segue um padrão geral, definido pela legislação citada.
precisa ser tornado público no mínimo 48 horas antes da realização da licitação.
deve descrever minuciosamente os itens a serem adquiridos.
não precisa detalhar os itens a serem adquiridos, que constarão do termo prescritivo.
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