Questões sobre Catálogo: tipos e funções da FGV

Considerando a evolução das funções e dos objetivos dos catálogos de biblioteca, analise as afirmativas a seguir.

I. Um catálogo deve mostrar o que a biblioteca possui de determinado autor, sobre determinado assunto e em determinado tipo de literatura.

II. O catálogo deve ser um instrumento eficiente para verificar quais obras de determinado autor e quais edições de determinada obra existem na biblioteca.

III. O catálogo objetiva encontrar recursos bibliográficos em uma coleção como resultado de uma pesquisa, utilizando atributos e relações entre os recursos.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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Considerando as vantagens do catálogo alfabético de assuntos, analise as afirmativas a seguir.

I. Facilidade de acesso pelo arranjo em ordem alfabética.

II. Utilização de cabeçalhos em forma vocabular em lugar das notações, que nem sempre são entendidas com facilidade pelo usuário.

III. Possibilidade de reunir, sob um mesmo cabeçalho, os vários aspectos em que um assunto pode apresentar-se.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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A qualidade de um catálogo que permite a inserção de representações de novos itens, a exclusão de representações de itens descartados ou perdidos, e mudanças nas representações, quando necessário, é a
  • A. atualidade.
  • B. compacidade.
  • C. flexibilidade.
  • D. portabilidade.
  • E. uniformidade.
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Ao elaborar uma descrição em segundo nível, com relação à descrição do(s) título(s), na área do título e indicações de responsabilidade, de uma obra com o título principal em francês e títulos equivalentes em inglês, alemão e português, nessa ordem, na fonte principal de informação, para uma obra catalogada no Brasil, deve-se registrá-los na seguinte ordem:

  • A.

    o título em português, como título principal, e os títulos em inglês e francês, como títulos equivalentes.

  • B.

    o título em francês, como título principal, e os títulos em inglês e português, como títulos equivalentes.

  • C.

    o título em francês, como título principal, e o título em português, como título equivalente.

  • D.

    o título em português, como título principal, e os outros títulos, como títulos equivalentes, na ordem em que se apresentam.

  • E.

    o título em francês, como título principal, e os títulos em português e inglês, como títulos equivalentes.

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Deve-se transcrever uma indicação de responsabilidade relativa a uma ou mais edições, mas não a todas as edições de uma determinada obra, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente:

  • A.

    como última indicação de responsabilidade.

  • B.

    em nota, precedida pela indicação da edição.

  • C.

    depois da indicação da editora.

  • D.

    depois da indicação de edição, se houver alguma.

  • E.

    depois da indicação do título.

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