Questões de Banco de Dados da SELECON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Banco de Dados da SELECON

#Questão 903037 - Banco de Dados, , SELECON, 2023, IF-RJ, Técnico de Laboratório/Informática

No que se refere aos conceitos básicos de Banco de Dados (BD), um modelo de dados é usado para descrever a estrutura lógica e física de um BD. Nesse contexto, a arquitetura de um SGBD visa a separar as aplicações do usuário dos dados físicos por meio de três níveis, descritos a seguir.
I. Usa um modelo de dados que mostra a estrutura de armazenamento físico do BD, os detalhes dos dados guardados e os caminhos de acesso.
II. Efetua uma descrição total da estrutura do BD, mas não oferece detalhes dos dados guardados no BD.
III. Descreve as visões do BD para um grupo de usuários, com destaque para os que terão acesso ao BD.
Os níveis descritos em I, II e III são denominados, respectivamente:

A linguagem SQL pode ser considerada como um conjunto de subgrupos de comandos e, de fato, dentro dela, existem áreas distintas. Nesse sentido, algumas declarações e comandos que fazem parte dos subgrupos DDL(Data Definition Language), DML (Data Manipulation Language) e DCL (Data Control Language), respectivamente, são: 

Uma das mais difundidas técnicas de modelagem de dados é a abordagem entidade-relacionamento (ER). Para fins de projeto de banco de dados, uma propriedade importante de um relacionamento é saber quantas ocorrências de uma entidade podem estar associadas a outra ocorrência por meio desse relacionamento. Tal propriedade é denominada:

Em bancos de dados relacionais, uma transação SQL é um conjunto de uma ou mais operações, que constituem uma única tarefa ou unidade lógica de trabalho a ser processada. Os SGBDs devem garantir a execução correta das transações, mesmo que venham a ocorrer falhas. A transação inicia quando o primeiro comando é executado e termina conforme as situações caracterizadas a seguir:
I. Se uma transação for concluída com sucesso, com todas as operações bem-sucedidas, o BD será alterado permanentemente, com os dados alterados persistidos e salvos em disco. II. Se houver falha em qualquer uma das operações que compõem a transação, o BD deverá retornar ao estado anterior ao início da transação.
As operações descritas em I e II são denominadas, respectivamente: 

No contexto da análise estruturada e do desenvolvimento de sistemas automatizados, o Modelo Entidade-Relacionamento (MER) define os dados mantidos pelo sistema, os depósitos de dados do diagrama de fluxo de dados, além de considerar os dados independentemente do processamento que os transforma. Também conhecido como Diagrama Entidade-Relacionamento, segundo Peter Chen, além de linhas para ligar atributos a entidades e entidades a relacionamento, utiliza os símbolos a seguir:
I. S1 para representar atributos. II. S2 para representar entidades. III. S3 para representar relacionamentos.
Nessas condições, S1, S2 e S3 são, respectivamente, os seguintes símbolos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis