Listagem de Questões sobre Geral
Com base nos conceitos aplicáveis à auditora integral, julgue os itens subsequentes.
Dos diferentes tipos de exames realizados pela auditoria integral, com vistas ao cumprimento de seus objetivos, aquele que trata de avaliar, entre outros pontos, a capacidade de um ente de reduzir e utilizar melhor os recursos disponíveis na consecução de seus objetivos e metas é o exame de caráter financeiro.
Com relação ao controle na administração pública, julgue os próximos itens.
A recomendação de rotatividade de funções não exclui a obrigatoriedade de os funcionários gozarem férias regularmente. Ambas as providências reduzem as possibilidades de irregularidades, facilitam o processo de renovação e diluem a concentração de poderes individuais.
O julgamento do auditor quanto às demonstrações contábeis da entidade deve basear-se no fato de que as práticas contábeis utilizadas são de aceitação geral e apropriadas às circunstâncias. Como outras fontes possíveis, na ausência de práticas contábeis estabelecidas, o auditor não deverá considerar
pronunciamentos de aceitação geral emitidos por associações profissionais reconhecidas.
conclusões do auditor embasadas em teses aprovadas por bancas acadêmicas.
práticas estabelecidas do tipo de atividade.
normas definidas por órgãos reguladores.
legislação tributária.
Na auditoria das aplicações financeiras, como para outras contas, recomenda-se a adoção de vários procedimentos, entre os quais
a verificação de que os rendimentos foram classificados como receita financeira.
a comprovação de que a taxa de remuneração está no mínimo ao patamar da média do mercado.
a constatação de que todas têm liquidez imediata.
o envio de carta de confirmação dessas aplicações, que deve ser encaminhada diretamente à administração da entidade auditada.
a verificação de que os rendimentos foram apropriados segundo o regime de caixa.
Com base nos conceitos e aplicações da auditoria, julgue os itens a seguir.
Se o contador da empresa auditada, diante da existência de obrigações vencidas e não pagas, tendo em vista a disposição de renegociá-las por absoluta incapacidade de liquidação a curto prazo, reclassificou-as entre as obrigações a longo prazo, a auditoria deverá considerar esse procedimento como correto.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}