Questões de Auditoria do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Auditoria do ano 2006

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à apresentação do laudo pericial contábil.

 I - A linguagem adotada pelo perito-contador deve ser acessível aos interlocutores, possibilitando aos julgadores e às partes da demanda, conhecimento e interpretação dos resultados dos trabalhos periciais contábeis. Devem ser utilizados termos técnicos, devendo o texto trazer suas informações de forma clara.

 II - O Laudo Pericial Contábil deverá ser escrito de forma direta, devendo atender às necessidades dos julgadores e ao objeto da discussão, sempre com conteúdo claro e dirigido ao assunto da demanda, de forma que possibilite os julgadores a proferirem justa decisão. O Laudo Pericial Contábil não deve conter elementos e/ou informações que conduzam a dúbia interpretação, para que não induza os julgadores a erro.

III - O Laudo Pericial Contábil deve expressar o resultado final de todo e qualquer trabalho de busca de prova que o contador tenha efetuado por intermédio de peças contábeis e outros documentos, sob quaisquer tipos e formas documentais.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 I. A CVM, Instituto Brasileiro de Contadores – Ibracon, CFC e Conselhores Regionais de Contabilidade – CRC e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Audibra são órgãos relacionados com os Auditores.

 II. As normas de auditoria são apenas as relacionadas à pessoa do auditor.

 III. O auditor deve ser independente em todos os assuntos relacionados com o seu trabalho.

 IV. A auditoria deve ser executada por pessoa legalmente habilitada, perante o CRC.

V. O auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização de seu exame e na exposição de suas conclusões.

Analise as afirmativas sobre o que contém o parecer do auditor, em condições normais e assinale a alternativa correta.

I. Propósito do trabalho do auditor e a responsabilidade assumida.

 II. Abrangência do trabalho de auditoria e a forma pelo qual o trabalho foi selecionado.

III. Opinião do auditor sobre o trabalho realizado.

IV. Comentários ou referências a notas explicativas de possíveis divergências ou discordâncias em relação às demonstrações financeiras ou ao trabalho realizado.

Analise as afirmativas com relação a NBCT 12 – Auditoria Interna e assinale a alternativa correta.

 I. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

 II. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

III. O termo "fraude" aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

 IV. Os testes de observância e substantivos não têm a pretensão de permitir ao auditor interno obter subsídios para fundamentar suas conclusões.

 V. Os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos não permitem definir a amplitude do trabalho a ser realizado.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 I. Se as alegações ou os fatos postos envolverem matéria fática contábil controvertida que possa ser provada mediante perícia contábil, o magistrado solicitará as partes sua realização e, caso autorizado, nomeará perito.

II. Em determinados casos, como já observado, a nomeação de perito dá-se em função de determinação legal independentemente de controvérsias. Ser nomeado pelo magistrado é receber desse um voto de confiança ampla, que reflete o reconhecimento de sua capacidade técnica e honorabilidade.

 III. Nesse mesmo despacho, o magistrado abrirá prazo para as partes indicarem os peritos.

 IV. A oportunidade de indicação para funcionar como perito contábil surge do relacionamento que venha a ter com os advogados que estejam defendendo as partes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis