Listagem de Questões de Auditoria
O risco de amostragem em auditoria nos testes de procedimentos de comprovação pode ser assim classificado:
subavaliação e superavaliação da confiabilidade.
aceitação incorreta e superavaliação da confiabilidade.
superavaliação da confiabilidade e rejeição incorreta.
rejeição incorreta e subavaliação da confiabilidade.
rejeição incorreta e aceitação incorreta.
O risco que o auditor corre por considerar, como resultado de uma amostra que suporte sua conclusão, que o saldo de uma conta ou classe de transações registradas estão relevantemente corretos, quando de fato não estão, é denominado:
risco de aceitação incorreta
risco de superavaliação de confiabilidade
risco de rejeição incorreta
risco de subavaliação de confiabilidade
risco de estimativa contábil
De acordo com as normas brasileiras de auditoria independente, o procedimento de revisão analítica vem a ser a
análise de flutuação anormal de saldos, mediante quocientes, índices, confronto entre valores orçados e realizados ou outros meios, com vistas à detecção de fraudes e erros.
verificação do comportamento de saldos anormais, mediante índices, quocientes, quantidades estimadas, com vistas à identificação de erros significativos.
análise de comportamento de estimativas, mediante indagação à administração e análise de índices, com vistas à identificação de saldos e controles inadequados.
verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.
verificação de saldos com flutuações relevantes, mediante análise de índices e provas documentais, com vistas à identificação e comprovação de falhas de controle interno.
O procedimento de auditoria que mediante comparação e análise de dados visa à identificação de oscilações abruptas em determinadas contas ou operações é:
exame físico.
exame documental.
entrevista.
nenhuma das alternativas anteriores.
São exemplos dos procedimentos de exame físico, exame de escrituração, revisão analítica e confirmação, respectivamente:
contagem de caixa, confronto de relatórios com o razão contábil, contagem de estoque e revisão dos cálculos de juros pagos.
contagem de caixa, exame da conciliação bancária, análise das demonstrações contábeis e circularização.
contagem de estoques, exame dos livros contábeis, análise de contratos e exame da idade dos vencimentos (ageing).
contagem de itens do imobilizado, análise das demonstrações contábeis, exame da conciliação bancária e exame de liquidação subseqüente.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}