Questões de Atualidades da FAUEL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades da FAUEL

O texto a seguir explica o funcionamento de uma conhecida plataforma tecnológica da atualidade. Examine-o e assinale a alternativa que indica do que se trata.
“Essa plataforma conecta usuários a motoristas parceiros, sendo uma opção de mobilidade a preços acessíveis. O aplicativo foi idealizado em 2009, quando os seus criadores enfrentaram dificuldades para encontrar um carro para transportá-los ao fim de uma conferência na França. Com a ideia em mente, os dois retornaram ao seu país natal, os Estados Unidos, e a plataforma começou a funcionar em 2010. No Brasil, o aplicativo chegou em 2014 e, desde então, já transportou mais de vinte milhões de usuários em nosso país”. 

Considere a matéria jornalística a seguir, a respeito de uma celebração ocorrida este ano no Brasil, e marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
“O coração de D. Pedro I chegou esta segunda-feira a Brasília, numa viagem realizada a pedido do Governo brasileiro, para ser exposto nas comemorações ____________________ do país sul-americano. O órgão, que saiu pela primeira vez de Portugal e chegou ao país dentro de uma urna de ouro, foi recebido na base aérea de Brasília com as honras de um chefe de Estado e levado sob forte esquema de segurança ao Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil”. (Lusa, 22/08/2022, com adaptações).

Leia atentamente a matéria jornalística a seguir e marque a alternativa que contém o nome do país que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
“Após mais de quatro meses de combates, os efeitos geopolíticos e econômicos da guerra na Ucrânia extrapolaram as zonas de conflito e passaram a influenciar cada vez mais os movimentos das potências europeias e dos EUA, que apoiam Kiev, e as decisões de Moscou e de seus aliados. A conjuntura também tem implicações para a América Latina, com destaque para a ___________, que pode atuar em duas frentes devido a sua importância no mercado de combustíveis e sua aproximação com potências euro-asiáticas. Dona das maiores reservas certificadas de petróleo do mundo, o país surge como uma possível alternativa para suprir a demanda europeia e principalmente norte-americana diante da crise energética causada pelas interrupções no fornecimento de petróleo e gás russos”. (Brasil de Fato, 02/07/22, com adaptações)

Considere a notícia jornalística a seguir, a respeito de um recente acontecimento, com possíveis repercussões para as relações internacionais, e marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
“Um cidadão brasileiro foi detido esta quinta-feira na capital argentina, Buenos Aires, por tentar assassinar a Vice-Presidente ______________, revelou o Presidente argentino, Alberto Fernández, que indicou que o principal suspeito só falhou porque a arma de fogo não disparou. Vídeos divulgados por vários canais de televisão mostram o momento em que a arma é apontada ao rosto da antiga Presidente argentina (2007-2015), quando ela saía de um carro, perto de sua casa. O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos condenou o ato e pediu que sejam esclarecidos todos os elementos relacionados com a agressão ocorrida em Buenos Aires”. (Observador, 02/09/2022, com adaptações).

Considere a descrição a seguir, a respeito de um importante aspecto tecnológico da atualidade, e marque a alternativa que indica do que se trata.
“Criada há mais de cinquenta anos, essa tecnologia ganhou maior projeção há pelo menos uma década, graças ao avanço das redes sociais e da internet. Com milhares de pessoas disponibilizando voluntariamente suas fotos na internet, existe hoje um banco de dados com bilhões de imagens que servem para treinar redes de inteligência artificial a detectar rostos. Do desbloqueio de celulares, até a identificação em aeroportos, essa tecnologia está sendo usada em algum nível. No contexto pandêmico, nem os rostos mascarados frearam o avanço da tecnologia – pelo contrário: países como China e Rússia apostaram nela para rastrear pessoas que ‘furaram’ a quarentena”. (Revista Galileu, 22/06/20, com adaptações)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis