Questões sobre Meio Ambiente

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Meio Ambiente

A respeito do aquífero Guarani e dos projetos-pilotos de que trata o texto, julgue os itens a seguir.

O conhecimento das inter-relações da população local com o aquífero Guarani bem como o aumento da efetividade normativa quanto a sua proteção e gestão constam entre os objetivos dos projetos-pilotos.

Acerca das ações de difusão de padrões sustentáveis de consumo no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Embora a utilização de produtos com o selo Procel implique perda da eficiência e da qualidade dos serviços, o consumidor que os adquirir, além de reduzir custos, estará contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica.

O desmatamento é um dos graves problemas ambientais brasileiros. A cada ano milhares de quilômetros de florestas são derrubados com consequências imprevisíveis se o atual quadro não for rapidamente revertido.

Analise as afirmativas abaixo a respeito do assunto em questão.

1. O atual Código Florestal é rigoroso, mas ineficaz na contenção do desmatamento, pois as florestas continuam sendo derrubadas.

2. Embora os políticos discutam mudanças no Código Florestal desde 1999, cientistas, ambientalistas e ruralistas não desejam a sua alteração, pois entendem que é atual e eficiente, restando apenas que o Estado exerça uma fiscalização.

3. Uma proposta de reformulação do Código Florestal brasileiro foi aprovada em 2010, mas o então Presidente da República a vetou na sua totalidade, impedindo qualquer mudança na legislação.

4. No último mês de maio a Câmara dos Deputados aprovou mudanças no Código Florestal, entre as quais a que permite a manutenção de atividades florestais, culturas de algumas espécies e pastoreio extensivo em algumas áreas até então não permitidas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 61200 - Atualidades e Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, IPAD, 2011, SENAC/PE, Técnico em Coordenação Pedagógica

Segundo a definição da Agenda 21, a desertificação é a degradação do solo em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de diversos fatores, inclusive de variações climáticas e de atividades humanas. A prioridade no combate à desertificação deve ser a implementação de medidas preventivas para terras não atingidas pela degradação ou que estão apenas levemente degradadas. Como ações necessárias para minimizar e evitar a desertificação no Planeta, a Agenda 21 propões algumas ações.

1. Fortalecimento da base de conhecimentos e desenvolvimento de sistemas de informação e monitoramento para regiões não propensas a desertificação e seca, intensificando a exploração econômica dos recursos remanescentes nesses ecossistemas, tendo em vista a incapacidade de se reverter problemas em locais já afetados.

2. Combate à degradação do solo por meio da intensificação das atividades de conservação do solo, florestamento e reflorestamento.

3. Extinção de programas que ofertem assentamentos às comunidades carentes tradicionais por compreender que as ações exploratória e extrativista destas comunidades ampliam os riscos de se esgotar os recursos pelo extrativismo de subsistência em áreas totalmente.

4. Impedir a participação de comunidades tradicionais locais que ainda não dominam os princípios ambientais envolvidos no controle da desertificação e no manejo dos efeitos da seca, priorizando apenas grupos de consciência ecológica mais avançada.

De acordo com os princípios da Agenda 21, está(ão) correta(s) apenas

Julgue os seguintes itens, referentes à atualidade ambiental.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis concedeu licença para a operação da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, onde será formado um reservatório que inundará mais de quinhentos quilômetros quadrados.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis