Segundo a definição da Agenda 21, a desertificação é a de...

#Questão 61200 - Atualidades e Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, IPAD, 2011, SENAC/PE, Técnico em Coordenação Pedagógica

Segundo a definição da Agenda 21, a desertificação é a degradação do solo em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de diversos fatores, inclusive de variações climáticas e de atividades humanas. A prioridade no combate à desertificação deve ser a implementação de medidas preventivas para terras não atingidas pela degradação ou que estão apenas levemente degradadas. Como ações necessárias para minimizar e evitar a desertificação no Planeta, a Agenda 21 propões algumas ações.

1. Fortalecimento da base de conhecimentos e desenvolvimento de sistemas de informação e monitoramento para regiões não propensas a desertificação e seca, intensificando a exploração econômica dos recursos remanescentes nesses ecossistemas, tendo em vista a incapacidade de se reverter problemas em locais já afetados.

2. Combate à degradação do solo por meio da intensificação das atividades de conservação do solo, florestamento e reflorestamento.

3. Extinção de programas que ofertem assentamentos às comunidades carentes tradicionais por compreender que as ações exploratória e extrativista destas comunidades ampliam os riscos de se esgotar os recursos pelo extrativismo de subsistência em áreas totalmente.

4. Impedir a participação de comunidades tradicionais locais que ainda não dominam os princípios ambientais envolvidos no controle da desertificação e no manejo dos efeitos da seca, priorizando apenas grupos de consciência ecológica mais avançada.

De acordo com os princípios da Agenda 21, está(ão) correta(s) apenas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis