Questões sobre Economia na Atualidade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Economia na Atualidade

O século XX foi considerado como o mais violento entre todos os períodos históricos precedentes. Mal iniciou-se a segunda década do século XXI e o mundo se depara com um conflito que, para além dos terríveis dramas humanos que suscita, pode trazer mudanças profundas na economia, na política e nas relações internacionais. A partir dessas informações, julgue o item.


O Ocidente, sob liderança dos Estados Unidos, impôs severas sanções econômicas e financeiras à Rússia. 

No que se refere à realidade brasileira e mundial contemporânea, julgue o item.

Uma das características marcantes da atual economia globalizada é o aumento da produção e do comércio mundial. 

“Após o surgimento da pandemia Covid-19, os britânicos parecem estar próximos de mais um inverno complicado. Os números de infecções têm se mantido num patamar alto; isso colocou as autoridades em alerta e as palavras ‘restrições’ e ‘recessão’ voltaram a ser discutidas. Ao mesmo tempo, o Reino Unido enfrenta o aumento da inflação e uma crise energética, que está afetando as contas de milhões de pessoas. Para agravar a situação, a nação enfrenta uma escassez de produto e de trabalhadores – o caso mais emblemático disso é a falta de motoristas de caminhões, o que provoca desabastecimento nos supermercados e longas filas para colocar gasolina nos postos de combustíveis, depois que vários países suspenderam as conexões com o Reino Unido devido a uma mutação do novo Coronavírus que agrava o caos.” 
(Disponível em: www.bbc.com. Adaptado.)
Assinale a alternativa que melhor explica a crise tripla enfrentada pelo Reino Unido.

#Questão 970476 - Atualidades, Economia na Atualidade, CS-UFG, 2022, Prefeitura de Goiânia - GO, Analista em Assuntos Educacionais - Pedagogo

Leia o texto a seguir.


Com o argumento de que busca proteger os produtores norte-americanos e reverter o déficit comercial que os Estados Unidos têm com a China, Trump vem anunciando desde 2018 tarifas sobre produtos importados do país asiático. O objetivo é dificultar a chegada de produtos chineses aos Estados Unidos, o que estimularia a produção interna. O governo da China, por sua vez, tem reagido a esses anúncios com retaliações, chegando a impor também tarifas sobre produtos norte-americanos.


Disponível em:<https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/16/guerra-comercial-entenda-a-piora-das-tensoes-entre-china-e-eua-e-as-incertezas-para-a-economia-mundial.ghtml> . Acesso em: 27 fev. 2020.


No âmbito das relações internacionais e das disputas ideológicas, a guerra comercial mencionada no texto nos últimos anos demonstra

#Questão 970477 - Atualidades, Economia na Atualidade, CS-UFG, 2022, Prefeitura de Goiânia - GO, Analista em Assuntos Educacionais - Pedagogo

Leia o texto a seguir.


O Reino Unido já está oficialmente fora da União Europeia, após 47 anos. O primeiro-ministro Boris Johnson afirmou que o Brexit é “um momento de renovação e mudança nacional”. Segundo Johnson, é o momento de "usar esses novos poderes, essa soberania readquirida para oferecer as mudanças pelas quais as pessoas votaram". "Seja controlando a imigração ou criando portos livres, libertando nossa indústria pesqueira ou fazendo tratados de livre comércio, ou simplesmente criando nossas leis e regras para o benefício do povo deste país".


Disponível em:<https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/31/brexit-reino-unido-sai-da-uniao-europeia.ghtml> . Acesso em: 25 fev. 2020. (Adaptado)



De acordo com as palavras do Ministro Boris Johnson reproduzidas no texto, é possível concluir que, no campo ideológico da União Europeia, o Brexit teve como uma de suas motivações o

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis