Questões sobre Linguagens em Artes Visuais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Linguagens em Artes Visuais

“Embora a arte digital não seja reconhecida como um movimento distinto, por si só, à medida que a tecnologia continua a crescer rapidamente na sociedade contemporânea continuaremos a vê-la se desenvolver e a passar por constantes mudanças, solidificando-se como uma possível alternativa aos meios tradicionais de criação de arte.”


https://arteref.com/movimentos/arte-digital/

Acesso em 23 de junho de 2022.


A partir do fragmento acima, podemos analisar a chegada da arte digital como:


I- processo de produção virtual, por sua vez sem força e sem representatividade social em contradição com as obras de artes convencionais.

II- oportunidade para a elaboração de memes e fotografias como elementos específicos para as exigências da sociedade contemporânea.

III- favorecimento para o surgimento de novas formas de criação, manipulação e alienação popular.

IV- fonte de novas experimentações e apresentações de sons, imagens, cores e movimentos realizados a partir de uma plataforma de edição.

V- processo de aproveitamento da arte contemporânea e popular para a massificação de ideologias e enfraquecimento da arte clássica.


Podemos, assim, afirmar que os itens corretos são:

“Os conhecimentos, processos e técnicas produzidos e acumulados ao longo do tempo em Artes visuais, Dança, Música e Teatro contribuem para a contextualização dos saberes e das práticas artísticas”.

Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 193


As proposições de Rudolf Laban que se fundamentam na conscientização corporal pautam e caracterizam o ensino da linguagem artística da Dança. A BNCC, ao citar a Dança, amplia as possibilidades de práticas e experiências a serem desenvolvidas na escola.


Diante disso, sobre a Dança no contexto escolar, podemos afirmar. 

Ao trazermos para a sala de aula de Arte uma variedade de linguagens artísticas a serem exploradas e vinculadas entre si, poderemos estimular a imaginação e a dramatização ao realizar a leitura de fábulas, desenvolver a criatividade com a pintura e o exercício de jogos teatrais, perceber o potencial vocal e corporal com práticas de música e dança. Para o professor alcançar tais objetivos com o ensino de Arte, é essencial considerar:

“Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação”.

Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 197.


O trecho cita “seis dimensões apresentadas anteriormente”. Essas dimensões, conforme a Base Nacional Comum Curricular, se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola.


Assinale a alternativa que apresenta as seis dimensões do conhecimento para o ensino de Arte.

Os excertos a seguir fazem parte de documentos orientadores curriculares para o ensino de Arte.


“No transcorrer das quatro séries do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, perante a sua produção de arte e o contato com o patrimônio artístico, exercitando sua cidadania cultural com qualidade.”

Parâmetros Curriculares Nacionais, 2001, p. 95.


“Ao longo do Ensino Fundamental, os alunos devem expandir seu repertório e ampliar sua autonomia nas práticas artísticas, por meio da reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos e seus elementos constitutivos e também sobre as experiências de pesquisa, invenção e criação.”

Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 197.


Sobre a avaliação dos alunos no ensino de Arte, considere as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis