Questões sobre Arquivos Permanentes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Arquivos Permanentes

Bellotto (2014) traz reflexões importantes acerca das políticas de descrição de documentos de arquivo permanentes. Com base nessas reflexões, analise as assertivas abaixo:


1. Conciliar o trabalho de transferir grande quantidade de informações de forma criteriosa, com efetividade, sem provocar prejuízos quanto à qualidade do instrumento que se quer elaborar, depende do estabelecimento de uma política de descrição, com diretrizes para a sua correta elaboração.

2. É opcional a realização de um estudo sobre a situação do arquivo, para fins do estabelecimento de uma política de descrição, pois quem define as políticas de arquivo é a direção da organização.

3. A preocupação com a capacitação e o aperfeiçoamento de pessoal deve ser ações esporádicas, a fim de não comprometer o atendimento ao público e as outras demandas setoriais.

4. Há uma hierarquia entre os instrumentos de pesquisa e sua elaboração deve ser sucessiva, indo dos gerais aos parciais.

5. A precisão de um instrumento de pesquisa depende da qualidade de um arquivista, bem como a satisfação do pesquisador pelo trabalho realizado.


O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é: 

#Questão 968587 - Arquivologia, Arquivos Permanentes, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Arquivologia

No que se refere ao arranjo e quadro de arranjo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Segundo o Arquivo Nacional (2005), arranjo, no âmbito dos arquivos, é definido como sendo o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à preservação documental, em virtude das relações multidisciplinares essenciais à manutenção da vida útil dos suportes.
( ) Bellotto (2007) compreende que o processo de arranjo é iniciado durante a fase corrente dos documentos, em virtude da alta frequência de uso para os setores de trabalho, fundamentando o trabalho de preservação documental.
( ) Conforme a perspectiva de Bellotto (2007), o arranjo resume-se à avaliação dos conjuntos de documentos que foram remanescentes das eliminações, obedecendo aos critérios de organicidade dos conjuntos.
( ) A ordenação documental, segundo Bellotto (2007), dentro da visão de arranjo, é baseada nas relações orgânicas entre os documentos e a forma administrativa de uma determinada organização, contribuindo para a compreensão dos aspectos de organicidade e interrelacionamento entre os documentos arquivísticos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 880081 - Arquivologia, Arquivos Permanentes, CESPE / CEBRASPE, 2020, Ministério da Economia, Técnico de Complexidade Intelectual - Arquivologia

Acerca das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição, julgue o item que se segue.
A descrição de documentos de arquivo depende da classificação, que auxilia na manutenção do contexto de criação dos documentos.

No processamento técnico dos acervos arquivísticos, incluem-se:

#Questão 880083 - Arquivologia, Arquivos Permanentes, CESPE / CEBRASPE, 2020, Ministério da Economia, Técnico de Complexidade Intelectual - Arquivologia

Acerca das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição, julgue o item que se segue.
A descrição tem dois objetivos: o controle e o acesso.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis