Questões sobre Administração de Arquivos

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#Questão 967369 - Arquivologia, Administração de Arquivos, FGV, 2022, TJ-DFT, Analista Judiciário - Arquivologia

O diagnóstico do cenário com o qual se vai lidar antecede qualquer trabalho arquivístico. É importante conhecer a situação da instituição, de uma forma geral, e dos arquivos, em especial. Alguns fatores que devem ser observados são:


I. Histórico de existência: aspectos relacionados à criação, estrutura organizacional, mudanças estatutárias, missão, atividades;


II. Quantificação dos documentos e características diplomáticas;


III. Acondicionamento e mobiliário utilizado.


O diagnóstico para cada fator, respectivamente, é:

De acordo com Bellotto (2008), “a justificativa para a organização de arquivos públicos está na ordem direta do interesse dos quatro tipos fundamentais de consulentes que deles fazem uso”. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo. 

I. O administrador, isto é, aquele que produz o documento e dele necessita para sua própria informação, na complementação do processo decisório.
II. O cidadão interessado em testemunhos que possam comprovar seus direitos e o cumprimento de seus deveres para com o Estado.
III. O pesquisador, seja o historiador, o sociólogo ou o acadêmico – em busca de informações para trabalhos de análise de comportamentos e eventos passados, podendo ser incluído nessa categoria o estudioso em geral.
IV. O cidadão comum, aqui não mais o interessado em dados juridicamente válidos, à procura de cultura geral, de entretenimento, campos em que pode haver lugar para o conhecimento histórico.



Estão corretas as afirmativas:

A difusão deve fazer parte de um programa de gestão da informação. Há três modelos de difusão em arquivos, cada um apresentando diferentes características. Relacione os modelos de difusão listados na 1a coluna às suas respectivas características, apresentadas na 2a coluna:
I - Difusão Educativa II - Difusão Editorial III - Difusão Cultural
P - Atinge um campo de abrangência cada vez mais amplo e acena com atrativos no recinto do arquivo.
Q - Promove visitas e conhecimento dos documentos custodiados.
R - Identifica o grau de satisfação do usuário dentro do serviço de informação.
S - Divulga os produtos e serviços do arquivo por meio impresso.

As associações corretas são:

No setor de arquivo de uma instituição, deseja-se realizar um estudo de usuários que leve em conta premissas teóricas e conceituais e outras metodologias relacionadas, com o intuito de avaliar como audiências, usuários, clientes e cidadãos percebem, compreendem e sentem suas interações com o arquivo e como usam a informação e outros recursos nesse processo.
Considerando-se os métodos e técnicas para a realização de estudos de usuários, que metodologia o arquivista deve utilizar?

É fundamental e indispensável que o papel do arquivista na sociedade contemporânea seja compreendido em sua atuação como gestor da informação, seja esta considerada instrumento da administração e do direito ou testemunho da história e do exercício da cidadania, uma vez que se consolida um novo e importante papel para o arquivista, o de atuar no que se convencionou chamar de

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