Questões de Arquivologia do ano 2022

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Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2022

Considerando a natureza da entidade que criou o arquivo, ele se classifica em, exceto:

São considerados métodos de arquivamento, exceto:

 É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Órgãos e entidades devem definir uma política de gestão arquivística de documentos que tenha por objetivo produzir, manter e preservar documentos confiáveis, autênticos, acessíveis e compreensíveis, de maneira a apoiar suas funções e atividades. A cada uma das características do documento arquivístico, corresponde um novo conjunto de exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão, conforme especificado a seguir:
I.Relação orgânica. II.Unicidade. III.Confiabilidade. IV.Autenticidade. V.Acessibilidade.
Analise os conceitos e faça a correlação de acordo com as características apresentadas.
(__)Um documento arquivístico tem a capacidade de sustentar o fato que atesta. Está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo.
(__)O documento arquivístico é único no conjunto documental ao qual pertence. Podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar.
(__)Um documento arquivístico é aquele que pode ser localizado, recuperado, apresentado e interpretado.
(__)O documento arquivístico se caracteriza pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os documentos arquivísticos estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa por meio do registro.
(__)Um documento arquivístico é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.
Após análise, marque a opção CORRETA: 

Os documentos recebidos nos órgãos públicos devem ser analisados com relação às precauções de segurança, ou seja, se são considerados ostensivos ou sigilosos. No caso dos sigilosos, a legislação vigente estabelece procedimentos específicos para seu tratamento, incluindo a definição de graus de sigilo e demais restrições de acesso a serem atribuídas a cada documento. As atribuições de restrições de acesso são feitas no momento da captura no sistema, com base no esquema de classificação de segurança e sigilo elaborado pelo órgão ou entidade. De acordo com esse contexto, em qual sistema as atribuições de restrições dos documentos são feitas?

Assinale a alternativa que se refere ao tipo de pasta de para armazenamento de arquivos descrita abaixo:
São pastas que apresentam várias divisórias, de modo que os documentos podem ser separados de acordo com o assunto, ordem alfabética ou qualquer outro critério adotado pela instituição. São bastante utilizadas nos arquivos pessoais, mas podem ser encontradas também em arquivos institucionais. 

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