Questões sobre Instalações Prediais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Instalações Prediais

Nas instalações prediais de esgoto sanitário, o fluxo natural ocorre por meio da gravidade. Desta maneira, deve haver uma declividade mínima na tubulação para o escoamento correto do esgoto, evitando entupimento ou refluxo. Qual é a CORRETA relação entre diâmetro e declividade para as tubulações de esgoto? 

Com base na NBR 16819:2020, que especifica os requisitos para o projeto, execução e verificação de todos os tipos de instalações elétricas de baixa tensão, analise as assertivas abaixo:

I. O nível de desempenho da eficiência energética (EEPL) está relacionado ao grau de melhoria alcançado por meio das medidas implementadas para aumentar a eficiência energética de uma instalação elétrica.
II. As medidas ativas para a eficiência energética referem-se à otimização da energia elétrica produzida, fornecida, conduzida e consumida por uma instalação elétrica, mantendo a funcionalidade equivalente.
III. As medidas passivas para a eficiência energética incluem a escolha de parâmetros como tipo e localização dos equipamentos elétricos, além de estratégias para melhorar a eficiência total da energia elétrica, sem alterar as características estruturais do edifício.

Quais estão corretas?

De acordo com a Norma de Desempenho para os sistemas hidrossanitários, a definição “conjunto de componentes basicamente formado por tubos, conexões, válvulas e registros, destinado a conduzir água potável e de reuso de esgoto ou águas pluviais” refere-se ao(à):

#Questão 1133967 - Arquitetura, Instalações Prediais, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Arquitetura

Para a construção de um novo tribunal, foram concluídos os projetos executivos. Um arquiteto, responsável pela fiscalização, recebeu o memorial descritivo do projeto hidrossanitário, com algumas definições dos elementos contidos no projeto; elas, porém, não continham o título desses elementos. As definições em questão estão dadas a seguir.
I. Aparelho ligado à instalação predial e destinado ao uso de água para fins higiênicos ou a receber dejetos ou águas servidas.
II. Caixa destinada a permitir a junção de tubulações do subsistema de esgoto sanitário.
III. Trecho de tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga, ou caixa de inspeção geral e o coletor público ou sistema particular.
IV. Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.
V. Tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector.
Segundo a NBR 8160:1999 (Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução), essas definições correspondem, respectivamente, a:

#Questão 1133970 - Arquitetura, Instalações Prediais, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Arquitetura

Após a conclusão de uma obra, foi realizada uma fiscalização por um grupo de arquitetos que identificou irregularidades nas instalações de drenagem pluvial. Foi identificado que não foram previstas inspeções e caixas de areia, que deveriam estar instaladas em determinadas tubulações. Analise as tubulações apresentadas a seguir, identificando com:
I. os casos em que há a necessidade da instalação da inspeção;
II os casos em que há a necessidade da instalação da caixa de areia.
Tipo de tubulação:
( ) aparente com conexão com outra tubulação
( ) aparente com mudança de direção
( ) enterrada com mudança de declividade
( ) enterrada com mudança de direção
( ) enterrada com conexão com outra tubulação
A sequência correta é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis