Questões sobre História da Arte e Arquitetura

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte e Arquitetura

Considerando a linguagem diferenciada da arquitetura e as várias idades do espaço durante a história, julgue os itens que se seguem.

A história da arquitetura das acrópoles gregas é essencialmente uma história urbanística que exalta o espaço externo. Toda a atenção dos escultores-arquitetos foi dedicada a transformar as colunas em sublimes obras-primas plásticas.

Considerando a linguagem diferenciada da arquitetura e as várias idades do espaço durante a história, julgue os itens que se seguem.

A arquitetura romana adotou as colunas que rodeavam o templo grego e as transportaram para o espaço interior. O espaço interior passou a estar presente de maneira grandiosa, e se os romanos não tinham o sensível requinte dos escultores-arquitetos gregos, tinham o gênio dos construtores-arquitetos.

Com relação à ergonomia, julgue os itens subseqüentes.

Com fundamento na divisibilidade do corpo humano em proporção harmônica, Mies van der Rohe desenvolveu o modulor e sua teoria de proporções. O desenho abaixo ilustra as medidas corretas com base nos seus estudos.

 

Com relação à arquitetura de interiores e à ornamentação na arquitetura, julgue os seguintes itens.

As ordens clássicas gregas são a jônica, a dórica e a coríntia. A primeira ordem caracteriza-se por ser a mais simples, com coluna acanelada, desprovida de base e com capitel sem ornatos e em forma de almofada, que sustenta um ábaco quadrado. Na segunda ordem dórica, a coluna caracteriza-se pelas volutas (ornamento em espiral) em seu capitel e por possuir bases emolduradas. Já a ordem coríntia foi a mais ornamentada, com capitel em forma de campânula, decorado com folhas de acanto, e um ábaco de lados côncavos.

Ao longo do tempo, várias visões de arquitetura e enfoques sobre métodos de projetos e desenho urbano foram desenvolvidos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

As cidades atuais buscam a linguagem sustentável global, na qual ruas, locais e praças definitivamente deixam de ser o maior enfoque. A sustentabilidade urbana é, exclusivamente, a melhoria da qualidade do meio ambiente. Agora, busca-se a solução de eficientes autopistas que resolvam os atuais problemas de trânsito, das poluições do ar e sonora, enfatizando o distanciamento das edificações monofuncionais, que, isoladas, proporcionam um melhor conforto ambiental.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis