Questões sobre História da Arquitetura e Urbanismo

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Listagem de Questões sobre História da Arquitetura e Urbanismo

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional possui quatro Livros do Tombo, nos quais são inscritas as obras que compõem o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público ou por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil. 
São os 4 Livros do Tombo:

#Questão 965111 - Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

O corte é importante peça gráfica no desenvolvimento e representação de projetos arquitetônicos, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Observe a seguir o corte clássico e mais significativo do edifício da FAU-USP (1961-69), São Paulo, projeto concebido pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi.
Imagem associada para resolução da questão


Em relação às informações que os cortes fornecem, verifica-se que

#Questão 965104 - Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

Giulio Carlo Argan demonstrou, em seu texto “Sobre o conceito de tipologia arquitetônica” (1962), que a tipologia não é somente um mero sistema de classificação ou catalogação, mas sim está intimamente vinculada ao processo criativo em arquitetura. Rafael Moneo por sua vez, em “Sobre tipologia” (1978), defende que o conceito de tipologia implica na ideia de mudança, de transformação. Observe a seguir, os desenhos e as imagens da Planta de Água Mineral Aonni (2008) em Punta Arenas, XII Región, Chile, projeto dos arquitetos Daniel Bebin e Tomas Saxton. Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão
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Em relação à tipologia arquitetônica e estrutural dessa obra constata-se que:
I. A estrutura é resolvida por uma série de pórticos planos treliçados ? geometricamente variáveis e associados em duplas – de perfis metálicos.
II. Em sistemas de superfícies flexíveis, porém resistentes à tração, compressão e esforços cortantes, a transmissão de forças se realiza através da resistência das superfícies e depende de sua forma.
III. A composição é feita pela associação contínua de treliças planas formando treliças espaciais, solução oportuna quando apoios apresentam espaçamentos muito grandes.
IV. Nessa arquitetura com geometria variável, pórticos planos de mesma geometria são associados em duplas para a configuração de módulos estáveis.
Está correto o que se afirma em

#Questão 965112 - Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

Os croquis de arquitetura são entendidos como peças gráficas bidimensionais que têm por características a brevidade e a simplicidade de notação. Observe a seguir os croquis do arquiteto Paulo Mendes da Rocha para o projeto do Cais das Artes (2007), Vitória ? ES, obra de Paulo em colaboração com o escritório Metro Arquitetos. 


Em relação às informações que os croquis fornecem, verifica-se:

#Questão 965113 - Arquitetura, História da Arquitetura e Urbanismo, FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

Estrutura é um conceito básico da arquitetura – tanto no sentido material de suporte construtivo quanto no sentido conceitual de lei formal básica – que pertence ao amplo campo da filosofia e do pensamento científico, especialmente o matemático.
Considere as seguintes características deste conceito:
I. Uma das aplicações do conceito de estrutura é o gestaltismo ou psicologia da estrutura e da forma.
II. O estruturalismo da segunda metade do séc. XX baseou-se na busca das leis profundas que existem debaixo das aparências superficiais da linguagem, da sociedade e da arte.
III. Um jogo de relações se estabelece entre a estrutura construtiva e o sistema compositivo: por exemplo, como conflui nas fachadas a contradição entre a desejada isotropia dos edifícios e a anisotropia das estruturas porticadas.
IV. Existe uma relação entre estrutura e sociedade: por exemplo, há projetos em que um monumental espaço linear único obedece a uma época baseada em uma visão unitária do mundo; e há outros que assinalam um percurso até uma sociedade contemporânea fragmentada e diversificada que reconhece que a cada pessoa e atividade se deve oferecer um lugar específico.
Está correto o que se afirma em

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