Questões de Arquitetura do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2025

O traçado urbano começa pela definição das vias de acesso e deve observar principalmente os aspectos econômicos, de segurança e topográficos. Entre as possibilidades de traçado, pode-se ter o traçado em quadras quadradas ou retangulares, sem vias de penetração, e o traçado com vias sem saída ou com vias de circulação interna.
Quanto às vantagens do traçado em quadras quadradas ou retangulares, sem vias de penetração, é INCORRETO afirmar que

Uma rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que pode ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas. A rota acessível pode incorporar rampas desde que respeitem limites máximos de inclinação.
Considerando o dimensionamento de rampas, avalie as afirmativas:
I. Uma rampa com 12 metros de comprimento em projeção horizontal e 75 centímetros de altura do desnível terá uma inclinação de 1,6 %.
II. Uma rampa com 23 metros de comprimento em projeção horizontal e 1,70 metros de altura do desnível terá uma inclinação aproximada de 7,4%.
III. Uma rampa com inclinação de 8,1% e um comprimento em projeção horizontal de 9,5 metros vencerá um desnível aproximado de 77 centímetros.
IV. Uma rampa com inclinação de 7,5% e um comprimento em projeção horizontal de 15 metros vencerá um desnível aproximado de 2,26 metros.


Estão corretas apenas as afirmativas

Os sanitários acessíveis devem obedecer aos parâmetros da norma ABNT 9050:2020, que estabelecem requisitos mínimos para permitir tanto o acesso quanto a segurança do usuário.
De acordo com essa norma, um requisito para a construção de um sanitário acessível é

#Questão 1127283 - Arquitetura, Expressão e representação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 27: Infraestrutura II

O conceito de desenho universal propõe uma arquitetura mais centrada no ser humano e na sua diversidade, estabelecendo critérios para que as edificações atendam a um maior número de usuários.
Entre os princípios do desenho universal, é correto afirmar que:

#Questão 1127284 - Arquitetura, Expressão e representação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 27: Infraestrutura II

Nos desenhos projetivos, a representação de qualquer objeto é feita por sua projeção sobre um plano.

Sobre a representação de objetos através de vistas ortográficas afirma-se:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis