Questões de Arquitetura do ano 2018

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Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2018

A viga é um dos mais antigos e básicos elementos estruturais conhecidos pela humanidade. Antes mesmo que os pastores nômades se tornassem sedentários e passassem a erigir estruturas permanentes, a viga era usada para construir habitações temporárias ou, sob a forma de um tronco de árvore, para cruzar rios. Tanto um pequeno galho, cobrindo um abrigo provisório, quanto a robusta viga mestra pré-fabricada de concreto armado em um edifício moderno desempenham a mesma função de resistir a cargas verticais, tendo abaixo de si um vão. Essas forças verticais se distribuem entre os apoios em ambas as extremidades da viga e são transferidas para toda a estrutura. Em termos arquitetônicos, esses suportes são, normalmente, as paredes ou, em uma estrutura de madeira, aço ou concreto, colunas ou pilares. A viga também se disfarça de outros elementos, tais como barrotes, que se estendem entre duas paredes para sustentar os assoalhos ou forros de uma construção; vergas, que sustentam a estrutura acima das janelas e portas; ou vigas mestras, que se estendem por grandes distâncias e suportam cargas pesadas. Tradicionalmente, os materiais mais comuns usados para vigas foram pedra, madeira e metal; mas nas últimas décadas o concreto armado e o concreto protendido foram largamente empregados. A capacidade que uma viga tem de resistir a forças verticais pode ser avaliada intuitivamente a partir da razão entre a altura da peça e o comprimento do vão (distância entre dois apoios consecutivos). Para vãos relativamente pequenos, vigas esbeltas são suficientes, porém elas precisam se tornar mais altas e robustas à medida que os vãos aumentam.

Baseado no texto anteriormente descrito, assinale a afirmativa correta.

A sinalização visual e a sinalização tátil dispõem de artifícios como o contrate de cores e as diferentes texturas, respectivamente, para que se tornem mais facilmente perceptíveis. A indicação de acessibilidade de determinado equipamento, mobiliário ou espaço é representada por símbolos internacionais já convencionados. Trata-se de pictogramas brancos sobre fundo azul, opcionalmente representados em preto e branco. Outros símbolos são largamente utilizados no interior de edificações para indicar elevadores, escadas rolantes, sanitários e saídas de emergência. As representações no piso, sendo de guia ou de alerta, são formas de sinalização tátil e visual que têm como objetivo informar determinado percurso a ser seguido e alertar sobre obstáculo, respectivamente. A figura a seguir representa um símbolo.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao símbolo apresentado anteriormente.

As formas aditivas resultantes do acréscimo de elementos distintos podem ser caracterizadas pela sua capacidade de crescer e fundir-se a outras formas. Para que percebamos os agrupamentos aditivos como composições unificadas de forma, como figuras em nosso campo visual, os elementos que se combinam devem estar relacionados entre si de uma maneira coerente. A figura a seguir representa uma forma. Observe.

Selecione a alternativa que representa teoricamente o significado da forma da figura apresentada.

O intuito das teorias de proporções é criar um sentido de ordem e harmonia entre os elementos de uma composição visual. Uma razão se refere à comparação quantitativa de duas coisas semelhantes, enquanto a proporção se refere à igualdade de razões. Subjacente a um sistema de proporcionalidade, portanto, está a razão característica, uma qualidade permanente que é transmitida de uma razão para outra. Assim, um sistema de proporcionalidade estabelece um conjunto coerente de relações visuais entre as de um edifício, assim como entre as partes e o todo. Embora tais relações possam não ser imediatamente percebidas pelo observador casual, a ordem visual que criam pode ser percebida, aceita ou mesmo reconhecida através de uma série de experiências repetitivas. Após um certo período de tempo, podemos começar a ver o todo na parte, e a parte no todo. Diversas teorias de proporções “desejáveis” foram desenvolvidas no decorrer da história da arquitetura. A noção de elaborar um sistema de projeto e comunicar seus meios é comum em todos os períodos. Embora o sistema real varie de tempos em tempos, os princípios envolvidos e seu valor para o arquiteto permanecem os mesmos. Assinale a alternativa que contém um grupo de Teorias da Proporção.

Para a compreensão do comportamento térmico das edificações, é desejável o conhecimento de uma base conceitual sobre os fenômenos de trocas térmicas. Considerando esse tema, pode-se afirmar que as trocas térmicas entre os corpos dependem de uma entre duas condições básicas, que são a existência de corpos que estejam a temperaturas diferentes e a mudança de estado de agregação.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos mecanismos de trocas secas com suas respectivas definições, conforme descrito por Frota e Schiffer, no livro Manual de conforto térmico.

COLUNA I

1. Convecção

2. Radiação

3. Condução

COLUNA II

( ) Troca de calor entre dois corpos (ou partes do corpo) que se tocam e que estejam a temperaturas diferentes.

( ) Mecanismo de troca de calor entre dois corpos, que guardam entre si uma distância qualquer, por meio de sua capacidade de emitir e absorver energia térmica. É consequência da natureza eletromagnética da energia, que, ao ser absorvida, provoca efeitos térmicos.

( ) Troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e o outro um fluido (líquido ou gás).

Assinale a sequência CORRETA.

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