Questões de Arquitetura de Software do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura de Software do ano 2025

#Questão 1092399 - Arquitetura de Software, WebServices, CESPE / CEBRASPE, 2025, PC-DF, Gestor de Apoio as Atividades Policiais Civis - Especialidade: Analista de Informática: Desenvolvimento de Sistemas

No que se refere à arquitetura de software, julgue o item subsecutivo. 


A arquitetura de aplicações para ambiente web denominada web-queue-worker constitui-se, entre outros componentes, de um frontend web para interação com clientes, uma fila de mensagens para comunicação e um trabalhador para processar tarefas complexas ou demoradas.

#Questão 1095585 - Arquitetura de Software, Sistemas Distribuídos, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Especialidade: Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina)

Uma empresa precisa processar grandes volumes de dados e está avaliando a adoção de Apache Hadoop ou Apache Spark para suas operações. A equipe técnica analisou as características de cada tecnologia e fez as seguintes observações:



• A equipe deseja minimizar a latência no processamento dos dados.


• O projeto exige suporte para análise de dados em tempo real.


• O orçamento disponível permite a utilização de mais memória RAM, se necessário.


• A infraestrutura já possui um Data Lake armazenado no HDFS.



Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que representa a escolha mais adequada e o seu principal motivo.

Em uma startup bancária que utiliza uma arquitetura de microsserviços para a integração entre diferentes sistemas, deseja-se melhorar o gerenciamento e o monitoramento das APIs, bem como otimizar a comunicação entre os microsserviços. Para isso, está sendo considerada a implementação de um API Manager e do Apache Kafka.
Nesse contexto, essas tecnologias podem ser utilizadas do seguinte modo:

Uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicações empresariais escaláveis enfrenta dificuldades na manutenção do seu código devido ao alto acoplamento entre classes. Os desenvolvedores perceberam que muitas classes criam instâncias de seus próprios objetos dependentes, dificultando os testes unitários, a reutilização de código e a troca de implementações sem afetar outras partes do sistema. Para resolver esse problema, o arquiteto de software sugere o uso do padrão Injeção de Dependências (Dependency Injection – DI).
A sugestão do arquiteto sobre o uso de Injeção de Dependências (DI) considera que esse padrão

M desempenha o papel de líder de arquitetura de software em uma empresa. Percebeu, junto com sua equipe, a necessidade de desenvolver, em uma linguagem orientada a objetos, um esqueleto de um algoritmo, composto por um conjunto de passos na sua superclasse. A definição de alguns desses passos deverá ser postergada para as suas subclasses. Vale destacar que a estrutura do algoritmo, ou seja, a ordem, definida na superclasse, em que os passos serão executados não poderá ser mudada, podendo-se alterar, a partir das subclasses, o que será executado por alguns dos passos.
Nesse caso, o padrão de projeto utilizado por M e sua equipe é o

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis