Questões de Arqueologia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arqueologia da FGV

Leia o trecho a seguir.

O estudo de remanescentes humanos subsidia informações importantes acerca do estilo de vida de comunidades pretéritas associadas a contextos arqueológicos, sobretudo quando sua descrição deixa de ser o resultado final da pesquisa e passa a ser um caminho para compreender melhor a vida e o cotidiano de pessoas e comunidades.

FERREIRA FIDALGO, D. F. et.alli. Por uma bioarqueologia das técnicas corporais, in: Revista de Arqueologia, n. 3, 2021, p. 47.

Assinale a opção que descreve corretamente uma abordagem da Bioarqueologia e seus objetos de estudo.

Leia o trecho a seguir.

A partir dos anos 1990, começou-se a refletir sobre a relação entre os arqueólogos e as comunidades que compartilhavam o domínio de recursos arqueológicos ou que descendiam dos povos estudados. A arqueologia comunitária surgiu da arqueologia pública, mas virou mais multivocal e engajada. Virou também participativa. A arqueologia comunitária desafiou o status quo: o trabalho atravessaria inteiramente os projetos e buscaria reescrever a tarefa arqueológica.

Adaptado de COLWELL, C. e LOPES, R. Arqueologia colaborativa não é o fim, in: R. Museu Arq. Etn., 34: 41-47, 2020, p. 44.

Com base no trecho, é correto afirmar que a Arqueologia Colaborativa

Leia o trecho a seguir.

A metodologia do ataque em “superfícies amplas”, preconizada por Leroi-Gourhan e adaptada por Luciana Pallestrini nos sítios arqueológicos do Estado de São Paulo, foi sucessivamente utilizada em vários outros Estados do Brasil: No Rio de Janeiro por Kneip, no Piauí por Maranca e em Goiás por Andreatta.

Adaptado de PALLESTRINI, L. “Superfícies amplas” em arqueologia pré-histórica no Brasil, in: Revista de Arqueologia, 1, 1983, p. 7-18.

Considerando o trecho, é correto afirmar que a metodologia do ataque em superfícies amplas compreende

A modelagem preditiva é uma das análises espaciais mais aplicadas na atualidade em pesquisas arqueológicas, especialmente em pesquisas preventivas.



A respeito da utilização dessa metodologia, avalie as afirmativas a seguir.



I. A modelagem preditiva é aplicada graças aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com o objetivo de predizer áreas com potencial para a presença de vestígios arqueológicos.


II. A modelagem preditiva dedutiva visa formular leis gerais sobre sítios arqueológicos com base em dados empíricos tratados estatisticamente, sem influências teóricas sobre sua localização.


III. A modelagem preditiva arqueológica permite explorar questões como o comportamento das populações em contextos históricos, investigando como ocorreram suas interações com o espaço.



Está correto o que se afirma em

Considere o trecho a seguir.

Atualmente, a exemplo do que ocorreu em outros países, a pesquisa arqueológica levada a cabo no Brasil é predominantemente realizada por contrato de prestação de serviços. O termo “arqueologia de contrato” foi introduzido como decorrência do surgimento de um mercado de trabalho que pressupunha para o arqueólogo, como já ocorria com outras profissões, a existência de patrões ou de clientes.

BEZERRA, S.; SANTOS, M. do C. Arqueologia de contrato no Brasil, Revista USP, 44, 2000, p. 52.

Sobre a responsabilidade social do arqueólogo quando contratado como consultor por empresas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os arqueólogos devem considerar as perspectivas e os interesses das comunidades locais que possam ser afetadas pelas obras.
( ) Os arqueólogos devem sempre chegar a conclusões científicas, mesmo que estas contrariem os interesses do empreendedor contratante.
( ) Os arqueólogos devem exercer sua função técnica na elaboração de laudos, desconsiderando os contextos e as consequências sociais de sua atividade.

As afirmativas são, respectivamente, 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis