Listagem de Questões sobre Geral
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, ligado ao Ministério da Cultura, existe para gerenciar o patrimônio cultural brasileiro. O IPHAN possui como atribuições identificar, proteger, promover e difundir o patrimônio cultural brasileiro. Esse órgão foi criado por
Um programa ou projeto de pesquisa arqueológica contempla uma fase de planejamento, de execução e a produção de resultados. A regulamentação dos pedidos de permissão e autorização, a comunicação prévia da realização de pesquisas de campo, a necessária documentação acompanhante e o endosso institucional, encontra-se no(a)
O Brasil é signatário da Carta para a Proteção e Gestão do Patrimônio Arqueológico, elaborada em Lausanne pelo ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) e ICAHM (International Council for Archaelogical Heritage Management), em 1990, que salienta
a condição do patrimônio arqueológico como um bem frágil e não-renovável, de fundamental importância para a humanidade inteira, por permitir-lhe identificar suas raízes culturais e sociais. No art. 2º, enfatiza a necessidade de que os planos de ocupação do solo decorrentes de projetos desenvolvimentistas sejam regulamentados, a fim de minimizar, o máximo possível, a destruição do patrimônio arqueológico.
o conhecimento que se tem do patrimônio arqueológico brasileiro é pequeno, fragmentário e inconclusivo diante do potencial de conhecimento não estudado e ainda não destruído; que os recursos arqueológicos são recursos não-renováveis e finitos; que os impactos negativos sobre estes recursos têm caráter cumulativo e irreversível; que a mitigação destes impactos será possível por meio do levantamento da informação contida nesses recursos, a partir de pesquisas baseadas em estratégias científicas e profissionais.
o Estudo de Impacto Ambiental/Rima constituiu um importante instrumento de prevenção da destruição indiscriminada dos recursos arqueológicos sem o adequado registro e estudo, o que não era conseguido até então apenas na vigência da legislação de proteção do patrimônio histórico e pré-histórico nacional.
os grupos de construção isolados ou agrupados, em razão de sua arquitetura, de sua unidade, ou de sua integração na paisagem, possuem um valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência.
integrado de elementos básicos da civilização e da cultura dos povos, o patrimônio cultural, em seus reconhecidos valores individuais ou em conjunto, constitui complexo de bens juridicamente protegido em todos os níveis de governo, tanto nacional como internacional.
A arte rupestre consiste em manifestações gráficas realizadas em abrigos, grutas, paredões, blocos e lajes, através da técnica de pintura e gravura. A análise dos grafismos rupestres brasileiros, por técnicas de confecção e temas predominantes, permitiu a classificação de distintas tradições e estilos regionais, cuja cronologia remonta o início da ocupação do território nacional. Identifique, entre as opções, a seqüência correta de tradições de Arte Rupestre relacionadas às descrições abaixo.
Identifique, entre as opções, a seqüência correta de Tradições Cerâmicas Amazônicas, caracterizadas nas descrições abaixo.
- Seus sítios arqueológicos são formados por um ou vários aterros artificiais de planta circular ou alongada. Os menores geralmente abrigam casas alongadas distribuídas em torno de uma praça central, apresentando cerâmica de função utilitária. Os maiores, por sua vez, comportam vários sepultamentos primários ou secundários, associados a urnas pintadas com motivos geométricos em vermelho e preto, sobre fundo branco, cuja composição final evoca figuras femininas associadas a representações zoomorfas.
- Com datações entre o final do primeiro milênio da era cristã e o século XVI d.C., os sítios dessa tradição têm grandes dimensões, em alguns casos, chegando a noventa hectares de área. Entre as características decorativas da cerâmica encontram-se o uso da pintura policrômica em vermelho, preto e branco, e o uso da decoração plástica através da modelagem, da incisão e do acanalado. As urnas funerárias incluem decoração com motivos antropomorfos e zoomorfos.
- Os sítios dessa tradição situam-se no limite entre a terra firme e a várzea, sendo caracterizados por concentrações de terras pretas decorrentes da decomposição de material orgânico associado à construção das casas e à formação das lixeiras comunitárias que compunham as aldeias. A cerâmica possui formas elaboradas, com decoração plástica, associada a padrões de pontos, incisões e apliques de elementos modelados zoomorfos, antropomorfos ou antropo-zoomorfos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}