Questões de Algoritmos e Estrutura de Dados

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Listagem de Questões de Algoritmos e Estrutura de Dados

#Questão 965762 - Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Informática

O tempo de execução de um algoritmo é importante na avaliação de problemas e soluções computacionais. Esse fator está estreitamente ligado à complexidade do algoritmo e ao número de elementos de dados que serão processados no pior caso.
Numa busca num array com N elementos ordenados, assinale a complexidade algorítmica para a localização de um determinado elemento por meio da busca binária.

#Questão 965763 - Algoritmos e Estrutura de Dados, Estrutura de Dados, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Informática

Listas encadeadas constituem estruturas de dados muito úteis na concepção de algoritmos e simulações. O atendimento de um caixa de banco, por exemplo, é simulado por uma lista do tipo 

Entre todas as 64 entradas válidas, para os valores de coluna e linha variando de 1 até 8, quantas representam o menor espaço de possibilidades de movimentos válidos dentro do tabuleiro de xadrez?

Um tabuleiro de xadrez é uma malha quadriculada contendo 8 linhas e 8 colunas. Cada um dos 64 quadrados é chamado de casa. Uma das peças utilizadas é o cavalo, que se movimenta pelas casas em um formato que lembra a letra “L”. A Figura 1, abaixo, demonstra as possibilidades de movimentação do cavalo em uma região do tabuleiro.

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Figura 1 – Possibilidades de movimentação do cavalo

Para determinar os possíveis movimentos de um cavalo a partir de uma posição informada, foi implementado, em VisuAlg 3.0, o algoritmo apresentado no quadro abaixo. Para referência, o tabuleiro foi declarado, no código, como uma variável do tipo vetor e chamada de “tabuleiro”, onde a primeira posição determina a coluna e a segunda determina a linha. Cada casa é identificada pelo par ordenado (coluna, linha). Assim, tabuleiro[3,4], por exemplo, representa a casa da terceira coluna e quarta linha.

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Caso o algoritmo apresentado anteriormente fosse executado e o usuário informasse os valores 3 e 4 para a coluna e linha, respectivamente, qual seria o resultado apresentado como possibilidades válidas de movimentação a partir da posição inicial informada?

Em programação, estruturas de controle são estruturas que estabelecem a ordem na qual as instruções de um programa são executadas, utilizando condições que são testadas com o objetivo de determinar o fluxo de execução das instruções que compõem um algoritmo. Sobre as estruturas de controle, analise as afirmativas a seguir.

I. A estrutura de repetição enquanto é utilizada para executar um mesmo algoritmo diversas vezes até que uma condição seja satisfeita, sem a necessidade de modificar essa condição, dentro do algoritmo proposto, para que o laço de repetição se encerre.
II. A corotina é o mecanismo de programação, no qual uma definição de função ou de outro objeto se refere ao próprio objeto sendo definido.
III. As estruturas de repetição enquanto e repita geralmente são utilizadas quando não se conhece o número de vezes que um algoritmo deve ser repetido, sendo que a segunda estrutura sempre executará o algoritmo pelo menos uma vez, já que a condição se encontra no fim.

Está correto o que se afirma apenas em

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