781 Q10937
Administração
Ano: 2002
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

O gerente de recursos humanos de uma empresa do setor de cosméticos está implantando uma metodologia de avaliação de desempenho em sua empresa, e optou pelo método de pesquisa de campo. Isto significa

782 Q10934
Administração
Ano: 2002
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)
Os critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho dos sistemas organizacionais são: eficiência, eficácia e competitividade. A eficácia pode ser vista como:
783 Q10933
Administração
Ano: 2002
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Em relação aos critérios de avaliação do desempenho das organizações, analise as seguintes conceituações:

784 Q11189
Administração
Ano: 2000
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Eficiência, eficácia e efetividade são algumas das medidas utilizadas para avaliar o desempenho gerencial tanto no setor privado como no setor público. Assinale a opção que define corretamente cada uma das medidas citadas.

785 Q812688
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
As avaliações administrativas combinam diferentes tipos de atividades de monitoramento e avaliação de impacto por parte dos gestores públicos. As opções a seguir apresentam tipos de avaliação de políticas públicas, à exceção de uma. Assinale-a.
786 Q721988
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
A avaliação de desempenho deve proporcionar benefícios para organização e para as pessoas. Para tanto, ela precisa se ancorar em algumas diretrizes. Acerca dessas diretrizes, assinale a alternativa INCORRETA.
787 Q721983
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Atenção: As questões de números 21 a 25 referem-se ao conteúdo programático de Administração Pública. Suponha que determinado gestor público pretenda avaliar o desempenho de sua equipe de servidores, valendo-se de alguma das metodologias comumente utilizadas na iniciativa privada. Seu principal objetivo é que cada servidor promova uma autoavaliação e que também seja avaliado por todos os demais agentes com os quais se relaciona, e não apenas por seus superiores. A metodologia que mais se adequa a tal objetivo é
788 Q721963
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Dentro das organizações, os grupos informais, também chamados grupos de amizade, organizam-se naturalmente por meio de adesões espontâneas de pessoas que com eles se identificam. A hierarquia funcional existente na organização formal nem sempre prevalece nos grupos informais. Um dos desafios do administrador moderno é transformar grupos de pessoas em equipes eficazes capazes de crescer e de se autogerenciar. A diferença entre grupos e equipes é enorme. Os primeiros trabalham juntos geograficamente, mas separados psicologicamente. Para alcançar essa transformação, os grupos precisam participar de um conjunto de atividades. Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a afirmação apresentada:
789 Q664500
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Sobre avaliação de desempenho, analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. A avaliação de desempenho serve a um propósito administrativo, que consiste em fornecer a informação para decisões relativas a salários, promoções e demissões, além de suprir a documentação que pode justificar essas decisões nos tribunais.

II. A avaliação de desempenho deve estar relacionada com o cargo, e os padrões de desempenho devem ter sido desenvolvidos pela análise de cargo.

III. Os supervisores devem ser treinados para usar o formulário de avaliação corretamente e devem ter recebido instruções sobre como aplicar os padrões de avaliação ao fazer julgamentos.

790 Q664479
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Entre os diversos métodos para avaliar o desempenho humano nas organizações encontra-se aquele em que o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, sem analisar especificamente traços de personalidade.

Este é o método

791 Q664478
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

No processo de avaliação de desempenho, efeito halo

I. é o fenômeno que registra atitudes em que o avaliador confunde “resultados concretamente realizados” com “características potenciais” que identificam o avaliado.

II. significa avaliar um empregado deixando-se levar por valores ou atitudes que este possui fora do ambiente do trabalho.

III. é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado, que o marcou de forma tão significativa que lhe impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza.

IV. é aquele em que o avaliador “força” sua avaliação num ponto central da escala para não se comprometer perante o avaliado ou expor os argumentos que subsid...

792 Q664477
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Na análise e modelagem de processos de negócios, os processos que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes denominam-se processos
793 Q664476
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão muito importante no universo organizacional, pois, através dela, o funcionário tem a oportunidade de conhecer a forma pela qual o seu gestor imediato vem enxergando sua atuação profissional. Existem diversos tipos de avaliação de desempenho. Cada empresa escolhe o tipo que melhor se adequa às suas necessidades. Sobre os tipos de avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O método escolha forçada é um dos métodos mais completos de avaliação de desempenho. Requer entrevistas e se desenvolve em quatro etapas: entrevista de avaliação inicial, entrevista de análise complementar, planejamento das providências e acompanhamento posterior dos resultados.

(...

794 Q664475
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
A avaliação de desempenho tem várias aplicações e propósitos para os processos de Gestão de Pessoas. Analise e marque a opção CORRETA relativa ao propósito da avaliação de desempenho como elemento integrador das práticas de RH. Para os processos de
795 Q664458
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Em uma empresa de médio porte, o método de avaliação de desempenho é do tipo escalas gráficas.

Uma desvantagem desse método é a:

796 Q664457
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

A avaliação de desempenho é um processo complexo e sujeito a várias interferências, tais como subjetividade, diversidade de critérios, preconceitos e outros.

Uma das formas de se estimular um processo de avaliação de desempenho mais objetivo e justo é:

797 Q11112
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Avaliação de Desempenho é um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em período e área específicos. O método que consiste em avaliar o desempenho ou a atuação dos indivíduos por meio de frases descritivas de determinado tipo de desempenho do empregado, em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, chama-se:

798 Q4095
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando
799 Q4093
Administração
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
A avaliação de desempenho corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre o tema.