Questões de Administração Pública da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Pública da FGV

#Questão 961456 - Administração Pública, Gestão por resultados, FGV, 2022, Câmara de Taubaté - SP, Técnico Legislativo de Administração - Edital nº 01

A gestão por resultados foi um modelo que ganhou força na Administração Pública brasileira na década de 1990, impulsionada pelos ideais da época e pela conjuntura política pela qual o país passava.

Avalie se são características da gestão por resultados os itens a seguir:


I. O aumento da autonomia dos gestores, pautado por valores de confiança.

II. Melhoria na economicidade do uso dos recursos públicos, assegurada pelo uso de controles prévios de procedimentos.

III. Estabelecimento de padrões de melhores práticas, por meio de uma orientação voltada para o autoreferenciamento.


Está correto o que se expõe em

A Nova Gestão Pública (NGP) representou uma corrente de ideias que teve origem na crise do estado de bem-estar social ocorrida em diversos países no século passado.

Essa corrente foi desenvolvida por uma série de fases, que abordavam os problemas de diferentes formas, tendo como exemplo o gerencialismo puro, que visava

A busca por uma atuação governamental orientada a coordenar e harmonizar ações dos agentes sociais na solução dos problemas coletivos, isentando-se do papel de executor, é uma visão associada ao seguinte princípio do empreendedorismo governamental:

Embora, muitas vezes, a gestão pública seja conceituada como lenta e ineficiente pelos cidadãos, principalmente quando comparada à gestão da iniciativa privada, essa impressão se deve, em grande parte, aos próprios normativos e mecanismos intrínsecos à sua atuação, que têm como objetivo preservar sua essência e garantir o cumprimento de sua missão.


No que concerne às diferenças entre a gestão pública e privada, é correto afirmar que a gestão pública pode 

Analise o texto a seguir, retirado do sítio de internet Agência Senado.
“O processo de impeachment de Dilma Rousseff teve início em 2 de dezembro de 2015, quando o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha deu prosseguimento ao pedido dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. Com uma duração de 273 dias, o caso se encerrou em 31 de agosto de 2016, tendo como resultado a cassação do mandato, mas sem a perda dos direitos políticos de Dilma”.
À luz dos tipos de accountabilty, mecanismo que auxilia na responsabilização dos agentes do Estado, é correto afirmar que o impeachment constitui essencialmente um exemplo de accountability

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis