Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2017 - Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) - Analista Judiciário
A gestão de materiais e do patrimônio na administração pública brasileira é um sério problema a ser enfrentado pelos gestores públicos no Brasil. A esse respeito, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na administração de materiais e na gestão do patrimônio público deve-se primar pelo Princípio da Eficiência, que impõe à administração pública e a seus agentes a persecução do bem comum, no exercício de suas competências, sempre de forma imparcial, transparente, participativa, primando pela adoção dos critérios legais e morais necessários à melhor utilização dos recursos públicos, evitando-se os desperdícios e garantindo maior rentabilidade social.
( ) Com vistas à organização centralizada das atividades de gestão de materiais na administração federal direta, Poder Executivo, foi instituído o Sistema de Serviços Gerais – SISG. O órgão central do SISG é a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), integrante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
( ) Concomitante à criação do SISG foi instituído o Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais – SIASG, destinado à informatização e operacionalização do SISG. Trata-se de uma ferramenta de apoio informatizado voltada eminentemente a processos de aquisições e contratações públicas, capitaneadas pelas Unidades Administrativas de Serviços Gerais – UASG de órgãos e entidades da administração pública federal.
A sequência está correta em
- A. V, F, V.
- B. V, F, F.
- C. V, V, V.
- D. F, V, F.
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015 - DPE/SP - Agente de Defensoria Pública
- A. centralização em um único local.
- B. separação dos tipos de materiais por agrupamento.
- C. separação dos tipos de materiais por tamanho.
- D. descentralização em locais distintos.
- E. separação dos tipos de materiais por tipo.
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2014 - SECULT/DF - Agente Administrativo
- A. Para um controle eficiente, não se faz necessário o registro adequado das informações a respeito dos bens móveis, apenas o acompanhamento desses bens após sua aquisição.
- B. Para a eficácia do controle patrimonial, é importante a atualização tempestiva dos registros de entrada, atualização, movimentação e saída de bens do acervo patrimonial.
- C. A identificação dos bens não precisa ser individual; basta identificar o lote para se ter o controle.
- D. A movimentação de bens dentro de um órgão recebe o nome de tombamento.
- E. Transferência é o processo de saída de bens do respectivo local de guarda para manutenção ou empréstimo, não acontecendo a troca de responsabilidade.
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014 - TJCE/CE - Técnico Judiciário
- A. Um sistema logístico incapaz de quantificar medidas de seu desempenho pode ter aplicação ao setor público.
- B. É inviável aplicar no setor público ferramentas de governo eletrônico a partir de sistemas de gestão logística construídos com ferramentas empregadas na iniciativa privada.
- C. A implantação de sistemas de compras integradas no setor público pode dificultar a transparência das compras governamentais, haja vista a redução da economicidade no setor.
- D. O sistema logístico no setor público deve refletir uma administração adequada da movimentação de mercadorias, serviços e informações para a aquisição de produtos, mas inviabiliza o sentido prático da distribuição do produto final, uma vez que cada órgão faz suas próprias aquisições.
- E. Na gestão da cadeia de suprimento para o poder público, o emprego do pregão eletrônico e a certificação digital podem ser considerados indicativos de um estágio avançado no emprego dessa ferramenta.
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014 - MEC - Especialista em Regulação da Educação Superior
- C. Certo
- E. Errado
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014 - MEC - Especialista em Regulação da Educação Superior
- C. Certo
- E. Errado
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014 - MEC - Especialista em Regulação da Educação Superior
- C. Certo
- E. Errado
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Banca não informada - 2014 - Cemaden - Analista
- A. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração, sendo vedada a contratação de serviços de terceiros para a realização ou assessoramento dessa atividade.
- B. O almoxarifado tem como objetivo realizar a guarda e armazenamento dos produtos adquiridos, portanto, não participa de nenhuma das etapas do processo de compras.
- C. A contratação, por parte da Administração Pública, de serviços técnicos profissionais especializados de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização deverá ser realizada, obrigatoriamente, por meio de licitação.
- D. No controle de estoques, é recomendável que seja dada atenção prioritária aos itens classificados como C, dentro do conceito de curva ABC.
- E. A eficiente gestão de recursos materiais de compreende as etapas relativas à adequada identificação de fornecedores, compras, transporte e armazenagem, bem como a informações financeiras e gerenciais que confiram confiabilidade ao processo.
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014 - ICMBio - Analista Administrativo
- C. Certo
- E. Errado
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013 - STF - Analista Judiciário
- C. Certo
- E. Errado