Questões sobre Gestão de suprimentos e logística

A gestão de materiais e do patrimônio na administração pública brasileira é um sério problema a ser enfrentado pelos gestores públicos no Brasil. A esse respeito, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na administração de materiais e na gestão do patrimônio público deve-se primar pelo Princípio da Eficiência, que impõe à administração pública e a seus agentes a persecução do bem comum, no exercício de suas competências, sempre de forma imparcial, transparente, participativa, primando pela adoção dos critérios legais e morais necessários à melhor utilização dos recursos públicos, evitando-se os desperdícios e garantindo maior rentabilidade social.

( ) Com vistas à organização centralizada das atividades de gestão de materiais na administração federal direta, Poder Executivo, foi instituído o Sistema de Serviços Gerais – SISG. O órgão central do SISG é a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), integrante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

( ) Concomitante à criação do SISG foi instituído o Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais – SIASG, destinado à informatização e operacionalização do SISG. Trata-se de uma ferramenta de apoio informatizado voltada eminentemente a processos de aquisições e contratações públicas, capitaneadas pelas Unidades Administrativas de Serviços Gerais – UASG de órgãos e entidades da administração pública federal.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V.
  • B. V, F, F.
  • C. V, V, V.
  • D. F, V, F.
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Uma organização pública decide mudar o seu método de estocagem a fim de aumentar a rapidez na entrega. O método adequado é a
  • A. centralização em um único local.
  • B. separação dos tipos de materiais por agrupamento.
  • C. separação dos tipos de materiais por tamanho.
  • D. descentralização em locais distintos.
  • E. separação dos tipos de materiais por tipo.
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No intuito de evitar o desperdício, o gasto excessivo com manutenção e o desvio de bens públicos, a administração deve fazer o controle patrimonial. Com base nos conceitos de controle patrimonial, assinale a alternativa correta.
  • A. Para um controle eficiente, não se faz necessário o registro adequado das informações a respeito dos bens móveis, apenas o acompanhamento desses bens após sua aquisição.
  • B. Para a eficácia do controle patrimonial, é importante a atualização tempestiva dos registros de entrada, atualização, movimentação e saída de bens do acervo patrimonial.
  • C. A identificação dos bens não precisa ser individual; basta identificar o lote para se ter o controle.
  • D. A movimentação de bens dentro de um órgão recebe o nome de tombamento.
  • E. Transferência é o processo de saída de bens do respectivo local de guarda para manutenção ou empréstimo, não acontecendo a troca de responsabilidade.
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Com relação à gestão de suprimentos e logística na administração pública, assinale a opção correta.
  • A. Um sistema logístico incapaz de quantificar medidas de seu desempenho pode ter aplicação ao setor público.
  • B. É inviável aplicar no setor público ferramentas de governo eletrônico a partir de sistemas de gestão logística construídos com ferramentas empregadas na iniciativa privada.
  • C. A implantação de sistemas de compras integradas no setor público pode dificultar a transparência das compras governamentais, haja vista a redução da economicidade no setor.
  • D. O sistema logístico no setor público deve refletir uma administração adequada da movimentação de mercadorias, serviços e informações para a aquisição de produtos, mas inviabiliza o sentido prático da distribuição do produto final, uma vez que cada órgão faz suas próprias aquisições.
  • E. Na gestão da cadeia de suprimento para o poder público, o emprego do pregão eletrônico e a certificação digital podem ser considerados indicativos de um estágio avançado no emprego dessa ferramenta.
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Acerca da gestão de suprimentos e logística na administração pública e dos mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil, julgue os itens que se seguem. A eficiência da gestão logística na administração pública está ligada à satisfação do usuário e à maximização dos custos.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da gestão de suprimentos e logística na administração pública e dos mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil, julgue os itens que se seguem. Há uma inflexão com relação ao padrão de ação do Estado brasileiro no âmbito social visto que novos atores da sociedade civil e do poder privado são incluídos na formulação e execução das políticas sociais no nível local.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da gestão de suprimentos e logística na administração pública e dos mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil, julgue os itens que se seguem. A logística é um sistema constituído por componentes interligados que desenvolvem atividades de maneira coordenada com as demais fases do processo produtivo.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Sobre os conceitos e atividades envolvidos na logística, no âmbito da Administração Pública, assinale o item CORRETO.
  • A. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração, sendo vedada a contratação de serviços de terceiros para a realização ou assessoramento dessa atividade.
  • B. O almoxarifado tem como objetivo realizar a guarda e armazenamento dos produtos adquiridos, portanto, não participa de nenhuma das etapas do processo de compras.
  • C. A contratação, por parte da Administração Pública, de serviços técnicos profissionais especializados de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização deverá ser realizada, obrigatoriamente, por meio de licitação.
  • D. No controle de estoques, é recomendável que seja dada atenção prioritária aos itens classificados como C, dentro do conceito de curva ABC.
  • E. A eficiente gestão de recursos materiais de compreende as etapas relativas à adequada identificação de fornecedores, compras, transporte e armazenagem, bem como a informações financeiras e gerenciais que confiram confiabilidade ao processo.
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Julgue os itens seguintes relativos à gestão de materiais na administração pública. O setor de compras poderá aprovar o cadastro de um fornecedor cuja capacidade técnica e financeira não tenha sido comprovada desde que, no contrato a ser firmado, seja prevista multa de 100% sobre o valor dos produtos entregues pelo referido fornecedor, cuja qualidade tenha sido considerada insatisfatória.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Em relação à organização, às etapas e às modalidades de compra, julgue os itens que se seguem. A etapa da concorrência do processo de compra compreende a seleção de fornecedores e a avaliação do desempenho de cada fornecedor em todas as compras anteriormente efetuadas pela empresa, quer durante a consulta, quer durante o pedido adjudicado.
  • C. Certo
  • E. Errado
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