Listagem de Questões sobre Geral
São princípios da Administração Pública, literalmente previstos no caput do art. 37 da Constituição Federal:
impessoalidade, moralidade, publicação, legitimação e eficiência.
legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
impessoalidade, eficácia, probidade, moralidade e publicação.
presunção de constitucionalidade, publicação, impessoalidade e moralidade.
Ao reconhecer a despesa pública pela incorrência e a receita pela arrecadação, elege-se, na administração pública, o regime orçamentário público
de Caixa.
da Competência.
Misto.
do valor original.
da Prudência.
Na administração pública, a conformidade diária e contábil são procedimentos de controle
concomitante.
subseqüente.
prévio.
posterior.
independente.
A Administração Pública tem assumido ao longo do tempo diferentes modelos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. Assinale a opção que apresenta corretamente as características de um desses modelos.
O modelo patrimonialista caracteriza-se pela preponderância do formalismo e lealdade à autoridade. Há uma clara distinção entre res publica e bens privados.
O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância da hierarquia, da impessoalidade e busca de resultados, não havendo distinção entre res publica e bens privados.
O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância da autoridade racional e legal, formalismo e controle hierárquico. O controle é sobre os processos administrativos.
O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância do nepotismo, descentralização administrativa e lealdade à autoridade. O controle é sobre os resultados.
O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância das relações pessoais, busca de eficiência no uso dos recursos e controle hierárquico. Não há clara distinção entre res publica e bens privados.
As agências reguladoras foram criadas como conseqüência do processo de reforma do Estado e estão presentes em vários setores de serviços públicos e da economia. Marque com V as características verdadeiras e com F as falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.
( ) A forma jurídica prevalecente das agências reguladoras é a associação.
( ) As agências reguladoras estão presentes nos três níveis do governo: federal, estadual e municipal.
( ) A autonomia técnica, administrativa e financeira é uma das premissas básicas do funcionamento das agências reguladoras.
( ) As agências reguladoras criadas no nível federal são multisetoriais.
V, F, F, V
F, V, V, F
V, V, F, V
F, F, V, F
V, F, F, F
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}