Questões sobre Caracterização das Organizações

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Caracterização das Organizações

Sobre os modelos de administração pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.

Os autores alinhados à teoria institucional denominam isomorfismo mimético a adoção, por parte das organizações, de estruturas ou práticas verificadas e já testadas em outras organizações, reduzindo-se o grau de riscos e incertezas. Para eles, isomorfismo coercitivo é aquele derivado da transmissão de um ethos formal, do profissionalismo e de conhecimentos instituídos, que são repassados como valores aos membros da organização.

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Seja na esfera pública seja na privada, a política de benefícios de uma organização limitar-se-á àqueles decorrentes de determinação legal expressa.

No que diz respeito aos estudos da gestão contemporânea, julgue os itens a seguir.

Na análise evolutiva das organizações, é correto associar: a perspectiva de organizações vistas como sistemas racionais ao modelo burocrático da administração científica clássica; a perspectiva de organizações vistas como sistemas naturais à Escola das Relações Humanas; a perspectiva de organizações vistas como sistemas abertos aos princípios da teoria contingencial.

No quadro hipotético apresentado no texto, tendo em vista os problemas e as dificuldades dos diferentes sujeitos (usuário ou cliente, empregados e empresa ou instituição pública), as possíveis causas das situações críticas não incluem o(a)

Em relação à gestão pública e à gestão privada, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I. Na gestão pública e na gestão privada a demanda é caracterizada por sua imprevisibilidade e seu caráter compulsório.

II. Na gestão pública as atividades gerenciais seguem pressupostos distintos da gestão privada, como a relação com o cidadão e a universalização do acesso aos serviços públicos.

III. Na gestão privada a origem de receitas indica que ser superavitário não é um parâmetro de desempenho na prestação dos serviços.

IV. Na gestão pública e na gestão privada os produtos são claramente traduzíveis em termos de uma relação de custo-benefício.

V. Na gestão pública a introdução de inovações administrativas, tecnológicas e comportamentais é um ato político e não somente técnico.

Aponte a resposta que contém apenas as opções falsas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis