Com relação à nacionalidade na Constituição Federal de 19...

Direito Constitucional - Direitos da Nacionalidade - Instituto Quadrix - 2020 - CRN - 2° Região (RS) - Nutricionista Fiscal

Com relação à nacionalidade na Constituição Federal de 1988, julgue o item.


A naturalização estrangeira do brasileiro nato induz invariavelmente à perda da nacionalidade original.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Comentários na questão

Auditor de Controle Externo

Há algumas variantes, na CF:


Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:


II - adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos: (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)


a) de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira; (Incluído pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)


b) de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis; (Incluído pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)

Questões extras

A captura de bagres na calha dos rios da bacia amazônica, em especial dos rios Solimões e Amazonas, é uma atividade ligada principalmente aos frigoríficos de pescado, a qual gera mercado de trabalho para cerca de 16.000 pescadores e cuja produção anual ultrapassa 30 mil toneladas.

V. de M. Parente et al. A pesca e a economia da pesca de bagres no eixo Solimões-Amazonas. 2005, Ibama/ProVárzea (com adaptações).

Acerca da pesca, da bioecologia e do manejo dos bagres na bacia amazônica, julgue os itens subseqüentes.

A pesca de forma predatória dos indivíduos adultos das espécies desovantes pode causar a sobrepesca de recrutamento.

Resolva a questão aqui ›


O tratamento da colite ulcerativa pode ser dividido em fase aguda e de recuperação. Na fase aguda, geralmente realizada no ambiente hospitalar, é oferecida dieta líquida, hiperproteica, hipolipídica e normoglicídica com fracionamento aumentado. A fase de recuperação, iniciada também no hospital, pode ser continuada no serviço ambulatorial objetivando a cicatrização, bem como recidivas. Com relação à dietoterapia, deve-se preferir

Resolva a questão aqui ›