Atualize-se sobre o Coronavírus: Quais...

Língua Portuguesa - Morfologia - IBGP - 2020 - Prefeitura de Itabira - MG - Arquiteto

                   Atualize-se sobre o Coronavírus: Quais são os sintomas?

                       Existe tratamento? O que as autoridades têm feito?

                             Fonte: Dr. David Uip - Infectologista | CRM: 25876 | 30 de janeiro de 2020


      Os coronavírus são a causa de 5 a 10 por centro das infecções do trato respiratório alto adquiridas na comunidade e também tem papel importante quanto à gravidade das manifestações clínicas em crianças e adultos.

      Um novo tipo de coronavírus (nCoV-2019), detectado inicialmente na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, é responsável pela morte de mais de 50 pessoas e já atinge diversos países: Arábia Saudita, Austrália, EUA, Coreia do Sul, França, Japão, Macau, Malásia, Nepal, Singapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã. Ainda não há casos confirmados no Brasil.

      No passado, outros coronavírus causaram síndromes de repercussão na saúde pública. Em 2002 - Síndrome Respiratória Aguda (SARS) e em 2012 - Síndrome Respiratória do Oriente Medio (MERS).

      O quadro clínico caracteriza-se por febre, tosse e dificuldade de respirar, sintomas esses comuns a várias outras viroses, daí a dificuldade de se estabelecer o diagnóstico diferencial.

      O período de incubação do vírus é de até 14 dias.

      A transmissão inicial provável foi o contato de seres humanos com frutos do mar e animais vivos vendidos em um mercado público na província de Hubei. Embora já se conheça, o potencial de transmissão inter-humanos ainda se encontra em investigação.

      São considerados casos suspeitos os pacientes com sintomas da doença e que tenham viajado para área de transmissão ativa do vírus (províncias de Hubei e a província de Guangdong) nos últimos 14 dias do início da manifestação clínica.

      A confirmação do diagnóstico é feita por exames sofisticados de biologia molecular realizados em laboratórios especializados.

      Não existe tratamento específico e tampouco vacina preventiva. São utilizados medicamentos sintomáticos e os casos mais graves devem ser encaminhados aos serviços de saúde.

      A taxa de mortalidade ainda não é conhecida.

      A prevenção é feita através de medidas de higiene habitual: evitar aglomerações e contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; lavar frequentemente as mãos antes e depois das refeições e, especialmente, após contato direto com doentes; evitar a transmissão através da tosse e do espirro praticando a “etiqueta da tosse”, ou seja, usar lenços de papel descartáveis para cobrir o nariz e a boca lavando as mãos logo em seguida.

      Até o momento, não há restrições para viagens internacionais.

Disponível em:<https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/coronavirus.asp>. Acesso em: 11 de fev. de 2020.

“[...] evitar a transmissão(1) através da tosse e do espirro(2) praticando a “etiqueta da tosse”, ou seja, usar lenços(3) de papel descartáveis(4) para cobrir o nariz e a boca lavando as mãos logo em seguida.”


A palavra destacada e numerada que apresenta derivação regressiva, ou seja, é um substantivo criado a partir de um verbo, é:

    A) (1).
    B) (2).
    C) (3).
    D) (4).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Instituições e empresas de caráter comercial geralmente sentem a necessidade de vender suas ideias ou produtos. Uma eficiente metodologia para conseguirem promover essas vendas é a utilização do marketing, do qual faz parte a propaganda. Nesse sistema há a comunicação promocional, em que existem os anúncios que informam o que existe no mercado comercial que possa ser de interesse do público-alvo. Quando o comercial utiliza uma linguagem de fortes apelos e explicita informações sobre preços, o que é comum no caso do varejo, pode-se classificá-lo utilizando-se o conceito

Resolva a questão aqui ›


A Lua cheia do dia 21/12/10 foi especial, em razão do eclipse e por ter ocorrido, coincidentemente, no solstício de Verão. Moradores da cidade de Belém (Lat.: -01° 27' 21'' e Long.: -48° 30' 16'') se reuniram no Forte do Presépio para acompanhar este belo momento e observar o eclipse total da Lua. A altura máxima da Lua, naquela noite, foi, aproximadamente, igual a

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, referentes a agentes públicos. Se determinado agente público responder ação de improbidade administrativa por desvio de recursos públicos, um eventual acordo ou uma eventual transação entre as partes envolvidas no processo estarão condicionados ao ressarcimento integral dos recursos públicos ao erário antes da sentença.

Resolva a questão aqui ›