Assinale a alternativa em que informações do texto são r...
Gab: E
A - Depois da democracia, haverão (haverá, pois está no sentido de "existir" o que torna invariável) tiranos para porem ordem no pardieiro; (vírgula ou ponto-vírgula antes de "e" pode no caso de duas orações coordenadas terem sujeitos separadamente, o que não é o caso daqui) e, depois deles, virão novamente os que se diz representante da aristocracia, que será suplantada por uma timocracia, que uma oligarquia suplantará, até que a democracia regresse e as suplantem.
B - Veem-se que os usuários tem poder sobre os poderes instituídos. A democracia representativa, tal qual sugerida pela expressão, sempre foi um compromisso entre o que a maioria das pessoas deseja e a capacidade de os mais preparados filtrar (filtrarem, verbo reduzido de infinitivo na terceira pessoa do plural, concordando com "os") as irracionalidades daquela.
C - Era necessária a voz política de todos os cidadãos se fazer ouvir; (mesmo motivo em A) e igualmente sua integração na mesma rede de direitos e deveres. Ainda se podia encontrar, nos Estados, recursos materiais e institucionais bastantes (válido pois está no sentido de vários, apesar de não estar na ordem comum "bastantes recursos...") para cumprir esse programa.
D - Considerados improváveis os “golpes tradicionais”, constatam-se existir formas o (as mais possíveis, concorda com forma) mais possíveis invisíveis de obter o mesmo objetivo: pela gradual suspensão da ordem legal; pelo recurso a eleições eivada de fraude; pela marginalização de bastante freios e contrapesos do regime.
E - Não deverá haver movimentos armados, tanques nas ruas, violência de massas. Vive-se em grupos sociais tidos como mais afluentes, envelhecidos, conectados. Já se conhecem os ônus da brutalidade autoritária e totalitária. Quanto às nostalgias reacionárias, trata-se de coisa de jovens.
Navegue em mais questões