No que se refere às regras de pontuação e de ortografia ...

No que se refere às regras de pontuação e de ortografia vigentes, é correto afirmar que, na(s) linha(s)
  • A. 26, considerando-se a divisão silábica do vocábulo “reconhecimento”, tem-se assim a correta separação: re-con-he-ci-men-to.
  • B. 25, substitui-se corretamente o vocábulo “porque” pela forma por que, visto que essa conjunção introduz uma pergunta indireta.
  • C. 17 e 18, em “como se disse mais acima; entretanto, quando”, empregam-se corretamente dois-pontos no lugar do ponto e vírgula, já que se introduz uma explicação nesse trecho.
  • D. 12, faz-se correta a substituição do ponto final que antecede a conjunção "Porque" por vírgula, efetuando-se também as devidas adequações.
  • E. 1, a vírgula que sucede a expressão “Entre todos os soberanos” é facultativa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O seguinte mecanismo de corte é envolvido no uso de uma tesoura furadeira:

Resolva a questão aqui ›


As restrições de integridade são um dos objetivos primordiais de um SGBD. Entre os tipos de integridade, dois são caracterizados a seguir.

I - É a forma mais elementar de restrição de integridade e funciona ao nível da coluna do banco de dados. O valor de um campo deve obedecer ao tipo de dados e às restrições de valores admitidos para a coluna.

II - É a forma que tem por objetivo manter os dados sincronizados entre tabelas que estejam relacionadas e funciona ao nível da tabela. O valor dos campos que constituem a chave estrangeira de uma tabela deve estar também presente na chave primária da tabela que referenciam, ou, quando muito, podem ter o valor NULL.

Os tipos I e II são denominados, respectivamente, integridade:

Resolva a questão aqui ›


Um microprocessador hipotético de 8 bits tem um acumulador a de 8 bits e a memória RAM ocupa os endereços de $0 a $FF. Os efeitos de algumas instruções desse microprocessador são descritos na tabela I acima, em que o símbolo $ significa que o número está representado em hexadecimal, enquanto o símbolo # significa que o operando é o próprio número e não o conteúdo do endereço representado por ele. Quando o operando não contém o símbolo #, ele se referirá ao conteúdo do endereço indicado pelo número. Após a execução do trecho de programa da tabela II, é correto afirmar que o byte contido no endereço de memória

$4 é $41.

Resolva a questão aqui ›