Na NR- Norma Regulamentadora 15, Atividades e Operações I...

Na NR- Norma Regulamentadora 15, Atividades e Operações Insalubres, está es-tabelecido que exposição ao calor deve ser avaliada através do "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo"- IBUTG. Através do IBUTG definem-se, considerando também a determinação do tipo de atividade (leve, moderada ou pesada), os Limites de Tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente com períodos de descanso no próprio local de prestação de serviço e Limites de Tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente com período de descanso em outro local (local de descanso).

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os períodos de descanso estabelecidos serão considerados tempo de ser-viço para todos os efeitos legais.

II. As medições para cálculo do IBUTG devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, à altura da região do corpo mais atingida.

 III. No regime de trabalho intermitente, com períodos de descanso no próprio local de prestação de serviço, em atividades consideradas leves, permite-se trabalho contínuo se IBTUG até 30,0 e, em atividades pesadas, IBTUG até 25,0.

IV. Para os fins de Limites de Tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente, com período de descanso em outro local, não é considerada a taxa de metabolismo média ponderada para uma hora (Kcal/h) para cálculo dos limites de tolerância e considera-se como local de descanso ambiente termicamente mais ameno, com o trabalhador ex-clusivamente em repouso.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • 12/03/2019 às 09:50h
    1 Votos

     A AVALIÇÃO DE CALOR É FEITA PELO IBUTG. TEMOS DUAS CONDIÇÕES:



    1. REGIME DE TRABALHO INTERMITENTE COM DESCANSO NO MESMO LOCAL DE TRABALHO

    2. REGIME DE TRABALHO COM DESCANSO EM LOCAL DIFERENTE DO LOCAL DE TRABALHO


    NA PRIMEIRA SITUAÇÃO, CALCULA-SE O IBUTG ATRAVÉS DAS SEGUINTES FORMULAS:



    1. IBUTG=0,7TBN + 0,3TG, SE NÃO HOUVER CARGA SOLAR

    2. IBUTG=0,7TBN + 0,2TG + 0,1TBS, SE HOUVER CARGA SOLAR


    DE POSSE DESSE ÍNDICE, CONSULTA O QUADRO 3 DO ANEXO 3 PARA SABER SE A ATIVIDADE É LEVE, MODERADA OU PESADA E COMPARA-SE, UTILIZANDO O QUADRO 1, O IBUTG COM O METABOLISMO DA ATIVIDADE PARA DETERMINAR O REGIME DE TRABALHO(TEMPO DE DESCANSO POR PERÍODO DE TRABALHO)


    SEGUNDO ESSE QUADRO 1, É PERMITIDO TRABALHO CONTÍNUO PARA UM IBUTG DE ATÉ 30 °C, SE A TIVIDADE FOR LEVE, DE ATÉ 26,7 °C, SE MODERADA E DE ATÉ 25 ºC, SE PESADA


    EM CONTRA PARTIDA NÃO É PERMITIDO TRABALHO, SEM ADOÇÃO DE MEDIDAS ADEQUADAS SE O IBUTG ESTIVE ACIMA DE 32,2°C PARA ATIVIDADES LEVES, 31,1 ° PARA ATIVADADE MODERADA E 30 °C PARA ATIVIDADE PESADA


    PARA VALORES INTERMEDIÁRIOS É DETERMINADO UM REGIME DE TRABALHO COM A INTERCALAÇÃO DE PERÍDO DE TRABALHO E PERÍODO DE DESCANSO.


    LEMBRANDO QUE O PERÍODO DE DESCANSO CONTA COMO TEMPO DE SERVIÇO PARA TODOS OS EFEITOS LEGAIS.


    LEMBRANDO TAMBÉM O PERÍODO DE DESCANSO NÃO DETERMINA QUE O TRABALHADOR DEVA FICA NECESSARIAMENTO EM REPOUSO. O MESMO PODE EXERCER ATIVIDADE LEVE EM LOCAL DE TEMPERATURA MAIS AMENA.


    NA SEGUNDA SITUAÇÃO, EM QUE O LOCAL DE TRABALHO É DIFERENTE DO LOCAL DE DESCANSO TEMOS QUE:



    1. PRIMEIRO CALCULAR O IBUTG DO LOCAL DE DESCANSO E DO LOCAL DE TRABALHO, SEPADARAMENTE.

    2. EM SEGUIDA CALCULA-SE O IBUTG MÉDIA PONDERADA PARA UM CICLO DE TRABALHO DE 60 MINUTOS

    3. DESCOBRE-SE ATRAVÉS DO QUADRO 3 O METABOLISMO NO LOCAL DE DESCANSO E NO LOCAL DE TRABALHO

    4. CALCULA-SE O METABOLISMO MÉDIA PODERADA PARA UM CICLO DE 60 MINUTOS

    5. FAZ A CORRELAÇÃO ENTRE O IBUTG MÉDIA PONDERADA E O METABOLISMO MÉDIA PONDERADA, ATRAVÉS DO QUADRO 2


    LEMBRANDO QUE AS MEDIÇÕES DO IBUTG DEVEM SER FEITAS NO LOCAL ONDE PERMANECE O TRABALHADOR E NA ALTURA DA REGIÃO MAIS ATINGIDA. A HORA ESCOLHIDA PARA AS MEDIÇÕES DEVE SER AQUELA MAIS DESFAVORÁVEL TERMICAMENTE. OS TERMÔMETRO DEVEM ESTÁ NO MESMO PLANO HORIZONTAL.


     


     


     

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis