O ensino de arte nas escolas vive sobre um terreno perigo...

Dança - Geral - Banca não informada - 2017 - IFTO - Professor

O ensino de arte nas escolas vive sobre um terreno perigoso e movediço. O que caracteriza a escola formal tradicional não diz respeito ao universo da arte; o que caracteriza o fazer/pensar da arte é muitas vezes estranho ao mundo escolar. Regra e criação, tradição e invenção, burocracia e transformação, resultados numéricos e possibilidade de sentido podem conviver num mesmo espaço? (MARQUES, 2012, p.41-42). Sobre o trinômio Arte-Ensino-Sociedade, assinale a alternativa correta:
  • A. Cada linguagem artística que conhecemos – vivenciamos, fruímos, compreendemos – possibilita-nos outro olhar e formas diferentes de vivenciar o mundo. Uma vez articuladas unicamente pelo professor, as diferentes linguagens artísticas possibilitam aos estudantes diversas leituras de mundo imbricadas entre si e em movimentos dialógicos constantes entre pessoas, tempos e espaços.
  • B. As diversas leituras de mundo via diferentes linguagens – não somente a verbal – possibilitam conhecer, reconhecer, ressignificar e, sobretudo, impregnar de sentidos a vida em sociedade. As linhas, cores, texturas, volumes propostos pelas artes visuais abrem-nos somente para a leitura das imagens que vivemos.
  • C. O professor de Arte está interessado em construir conhecimento das/nas linguagens artísticas ou não estará ensinando arte.
  • D. O acesso à arte por meio da escola formal é o início de um caminho para sistematizar, ampliar e construir conhecimento nas diferentes linguagens artísticas que nos possibilitam interagir no mundo de forma diferenciada.
  • E. É papel do professor estabelecer relações entre a Arte e as outras formas de conhecimento, uma vez que é conhecedor do projeto político pedagógico que norteia a instituição em que atua, limitando em alguns momentos a autonomia do professor.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na falta de norma específica, o Juiz do Trabalho poderá decidir de acordo com os usos e costumes ou com o direito comparado, observando, contudo, que o interesse

Resolva a questão aqui ›


Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Resolva a questão aqui ›


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele tratado, além do quadro ambiental do mundo contemporâneo, julgue os itens de 36 a 50.

Diferentemente das caldeiras flexíveis citadas no texto, o Brasil ainda não consegue produzir motores de automóveis que funcionem com mais de um tipo de combustível.

Resolva a questão aqui ›