Determinado Promotor de Justiça, no curso de um inquéri...

Determinado Promotor de Justiça, no curso de um inquérito civil, constatou que certa lei estadual, cuja aplicação, ou não, tinha influência direta na resolução do problema concreto submetido à sua apreciação, era flagrantemente inconstitucional. A partir de então, realizou amplos estudos a respeito de como deflagrar o controle de constitucionalidade. À luz da sistemática constitucional brasileira, é correto afirmar que:

  • 10/02/2018 às 11:07h
    5 Votos

    Creio que a alternativa desta questão esteja errada, e, desde já, se estiver enganado. que alguém me corrija por favor.
    O artigo 102, I, estabelece que compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.
    Na questão acima, o examinador não especificou se a lei considerada inconstitucional afrontaria a Constituição Estadual (CE) ou a Constituição Federal (CF), mas tudo levar a crer que seria a CF. Então neste caso, o órgão responsável seria mesmo o STF e não o TJ local. Caso a Lei infringisse a CE, ai sim o órgão competente seria o TJ local.

    Por favor, se eu estiver errado, me corrija.

  • 05/04/2018 às 08:25h
    0 Votos

    Seguindo a posição do colega que outrora comentará a questão, reafirmo o erro da assertiva D, isso porque somente em caso de violação a Constituição Estadual o Tribunal de Justiça apreciaria a questão levantada. Além disso, caso o processo fosse instaurado poderia haver o controle difuso se a matéria realmente se tratasse da CF, o que ficou demosntrado pela questão. Todavia em segunda instânia ocorreria a reserva de plenário onde a corte especial do TJ que se pronunciária sobre a inconstitucionalidade da lei.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis