Ao disciplinar a possibilidade de alteração de seu text...

Ao disciplinar a possibilidade de alteração de seu texto, a Constituição de determinada República estabelece, entre outras, as seguintes regras: (i) possibilidade de reforma constitucional decorridos cinco anos da última lei revisão, podendo, contudo, o Poder Legislativo exercer a qualquer momento poderes de revisão extraordinária, observados neste último caso quórum de maioria qualificada; (ii) impossibilidade de prática de atos de reforma constitucional na vigência de estado de sítio ou de estado de defesa; (iii) a necessidade de a reforma constitucional respeitar as matérias que especifica, dentre as quais: a forma republicana de governo; a separação e a interdependência dos órgãos do Poder; e o sufrágio universal, direto, secreto e periódico.

Considerando exclusivamente as características descritas do sistema de reforma constitucional acima, tem-se que, em face do poder de reforma constitucional naquele ordenamento, há incidência de

I. limite temporal para o exercício regular do poder de reforma, diferentemente do que se tem no sistema brasileiro, que somente o previu para a hipótese de realização de revisão constitucional extraordinária, já exercida e com quórum menos exigente do que a prevista para a reforma regular.

II. limites circunstanciais, a exemplo do que se tem no sistema brasileiro, embora em hipóteses apenas em parte coincidentes com as deste.

III. limites materiais, a exemplo do que se tem no sistema brasileiro, embora, dentre as matérias elencadas, a Constituição brasileira trate de modo distinto a relativa à repartição do exercício funcional do poder.

À luz do disposto na Constituição Federal brasileira, estão corretas as comparações efetuadas em

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. II, apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

 

Acerca de funcionalidades do aplicativo Internet Explorer (IE) da Microsoft e considerando a figura mostrada acima, julgue os itens subseqüentes.

Resolva a questão aqui ›


O modelo de Lasswell, elaborado nos anos 30, no "período áureo" da teoria hipodérmica, explique que um modo apropriado de descrever um ato de comunicação é responder às seguintes perguntas:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, relativos a métodos de contracepção.

O uso do dispositivo intrauterino com levonorgestrel em mulheres com endometriose reduz a dismenorreia, a dor pélvica e a dispareunia.

Resolva a questão aqui ›