Para Heidegger, conhecem-se o ôntico e o ontológico das...

Para Heidegger, conhecem-se o ôntico e o ontológico das coisas. O ôntico é o que se refere à estrutura ou à essência das coisas, à sua existência. Entre as estruturas ônticas, há aquelas sobre as quais se emitem juízos de valores, formando-se pares de opostos com qualidade positiva ou negativa. Entre os valores emitidos, há aquilo que se classifica como belo ou como feio, e que se denomina arte.

A partir do texto precedente, assinale a opção que apresenta um pensamento coerente com as ideias de Heidegger sobre a arte.

  • A. As circunstâncias sociais exigem a arte engajada e crítica do presente.
  • B. A defesa de valores da pátria e religiosos justifica a queima de obras de arte.
  • C. Por meio da arte, se desvela e desvenda a verdade de alguma realidade.
  • D. Sendo a vida breve e a arte, permanente, não basta fazer só o que convém.
  • E. A arte ignora o universal e o singular, gerando múltiplos significados para a realidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Câncer é um conjunto de doenças de herança complexa. Seu correto diagnóstico pode permitir um tratamento mais adequado e auxiliar no estabelecimento do prognóstico. A avaliação morfológica é de grande ajuda, porém reflete apenas uma pequena porção das modificações pelas quais o genoma de uma célula cancerígena passa. Avanços no estabelecimento do papel dos diversos genes e do ambiente na etiologia do câncer devem, em breve, possibilitar uma melhoria no diagnóstico precoce dessa doença.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, relativos à genética do câncer.

A fusão dos genes BCR e ABL em decorrência da translocação entre os cromossomos 9 e 22 humanos indica um tratamento específico para casos de leucemia mieloide crônica.

Resolva a questão aqui ›


Os tipos de gasodutos são definidos na Lei nº 11.909, de 04/03/2009.

Considere as informações a seguir a esse respeito.

I - O gasoduto de transferência realiza a movimentação de gás natural, desde as instalações de processamento, estocagem ou outros gasodutos de transporte até as instalações de estocagem, outros gasodutos de transporte e pontos de entrega a concessionários estaduais de distribuição do produto.

II - O gasoduto de escoamento da produção refere-se aos dutos integrantes das instalações de produção, destinados à movimentação de gás natural, desde os poços produtores até as instalações de processamento e tratamento ou unidades de liquefação.

III - O gasoduto de transporte é destinado à movimentação de gás natural, considerado de interesse específico e exclusivo de seu proprietário, iniciando e terminando em suas próprias instalações de produção, coleta, transferência, estocagem e processamento de gás natural.

Estão corretas as afirmações

Resolva a questão aqui ›


Quando o recenseador __________, trate-o bem para que ele _________ as informações de que __________ . As formas verbais que completam a frase corretamente são:

Resolva a questão aqui ›