Quanto aos procedimentos de ortodontia voltados para a c...

Quanto aos procedimentos de ortodontia voltados para a cirurgia ortognática, bem como aos procedimentos de cirurgia ortognática propriamente ditos, assinale a alternativa correta.
  • A. O alinhamento dentário é obrigatório previamente à cirurgia ortognática, embora o nivelamento dos dentes nem sempre seja possível ou viável.
  • B. A reposição inferior da maxila e o recuo da mandíbula são procedimentos cirúrgicos relativamente estáveis após a cirurgia ortognática.
  • C. A oclusão dentária deve ser conseguida durante a fase do preparo cirúrgico.
  • D. A distração osteogênica promove movimentos precisos, a fim de gerar a formação de osso adicional.
  • E. Tanto a osteotomia do mento para avanço quanto para redução oferecem aparências faciais estéticas previsíveis.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um paciente de 75 anos de idade e tabagista de 50 maços por ano informou apresentar tosse matinal desde os 50 anos de idade. Passados 10 anos, começou a sentir a associação de dispneia aos esforços moderados e gripes frequentes. Tais sintomas intensificaram-se em uma frequência de pelo menos 4 meses ao longo do ano. Resolveu buscar assistência médica a partir do momento em que notou grande dificuldade para barbear-se e tomar banho sozinho. O exame físico revelou redução global do murmúrio vesicular. A radiografia de tórax mostrou retificação da cúpula diafragmática. Com a realização da espirometria, identificou-se capacidade vital forçada (CVF) a 60% do previsto, com VEF1 a 30% do previsto e índice de Tiffenau com valor de 50%, sem resposta ao uso do broncodilatador.

Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.

Os dados apresentados não são suficientes para se estabelecer um diagnóstico de certeza.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere a inflação, crescimento e suas relações com a dívida pública, julgue os seguintes itens. A relação entre o déficit nominal e o produto interno bruto (PIB) é uma função direta da inflação.

Resolva a questão aqui ›


A simulação numérica como otimização de processos é um problema matemático e computacionalmente complexo, pois, em geral, as funções de custo ou objetivo são dependentes de uma grande quantidade de parâmetros, em cujo espaço de busca elas representam hipersuperfícies com um mínimo global e vários mínimos locais. Para esse tipo de problema, os métodos gradientes ou derivativos não são os mais convenientes, visto que fornecem informações apenas de mínimos locais. Nesse caso, é necessária a utilização de métodos de otimização globais, os quais permitem mapear-se a hipersuperfície da função objetivo, visando-se à busca do mínimo global ou absoluto. Hoje, existe uma variedade de métodos com tais características, entre os quais estão os métodos heurísticos e meta-heurísticos, tais como a busca tabu, o algoritmo genético e o simulated annealing (SA).

 O método de otimização SA foi proposto, inicialmente, por Kirkpatrick e colaboradores. Alguns anos depois, o desempenho desse procedimento foi melhorado pelos pesquisadores H. Szu e R. Hartley, cujo método ficou conhecido como fast simulated annealing (FSA). Em 1996, Tsallis, Stariolo e Mundim propuseram a generalização do SA e a aplicaram a diferentes problemas. Esse método ficou conhecido como GSA, do inglês generalized simulated annealing e tem como caso particular os métodos propostos por Kirkpatrick e Szu. No método GSA, diferentes distribuições de probabilidades podem ser obtidas, variando-se o parâmetro q de Tsallis.

 Considerando as informações do texto acima, julgue os itens a seguir.

A diferença básica entre os métodos de otimização de sistemas físicos denominados Monte Carlo e GSA é que, neste, a temperatura varia com o tempo.

Resolva a questão aqui ›