Enquanto mediador dos processos de aprendizagem, o psicop

Enquanto mediador dos processos de aprendizagem, o psicopedagogo deveria trabalhar com as competências e habilidades necessárias à sua profissionalização. Para tanto, Beauclair (2004) elenca algumas características formativo-pessoais que sustentam a formação profissional e a prática do psicopedagogo. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O psicopedagogo deve ser capaz de construir vínculos baseados na confiança recíproca e no respeito mútuo, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, tanto quanto possível.

( ) O psicopedagogo deve ser “continente” da ansiedade da criança; entretanto, quando se trata de outros membros da escola ou da família, deve manter-se indiferente, pois sua práxis não abrange o atendimento aos professores e familiares.

( ) O psicopedagogo deve ser capaz de desenvolver razoável tolerância às situações de frustração, algumas delas inevitáveis na prática.

( ) O psicopedagogo deve ter desenvolvido um bom nível operacional de pensamento que lhe possibilite flexibilidade para lidar com situações complexas e, muitas vezes, inesperadas.

( ) O psicopedagogo deve ter sensibilidade para captar aspectos emocionais expressos objetivamente ou não.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, V.
  • B. V, F, V, F, V.
  • C. F, F, V, V, V.
  • D. V, F, V, V, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Observe a figura a seguir:

Na operação de torneamento de superfície cônica interna esboçada na figura acima, o deslocamento da ferramenta ocorre do diâmetro maior para o menor, conforme indicado pela seta. Considerando a rotação da ferramenta constante, pode-se afirmar que a velocidade de corte efetiva é:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens de 5 a 9, referentes a aspectos linguísticos do texto.

No segundo período do terceiro parágrafo, se o vocábulo “tanto” (l.16) fosse deslocado para imediatamente antes da locução “em relação” (l.15) seria mantida a correção gramatical do texto, sem prejuízo de seu sentido.

Resolva a questão aqui ›


Quanto a seus direitos, segundo as Disposições Preliminares da Lei n° 8.069/1990 - Estatuto da Criança e doAdolescente, a criança e o adolescente:

Resolva a questão aqui ›