No que diz respeito à constitucionalização da família

No que diz respeito à constitucionalização da família, a Constituição Federal promoveu importantes avanços, dentre os quais tem merecido destaque doutrinário
  • A. a livre discricionariedade dos seus integrantes, no reger das relações familiares, sob a chefia do pater familias.
  • B. a verticalização do poder nas relações entre marido e mulher, garantindo à mulher, na ausência do marido, a chefia do casal.
  • C. o acolhimento de outras formas de constituição de família, diversas do casamento civil, e a horizontalização das relações entre cônjuges.
  • D. a discriminação dos filhos, conforme tenham sido havidos ou não na constância do casamento ou da união estável.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens a seguir, relativos a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, relativos aos agentes públicos.

Considere que determinada entidade da administração indireta tenha demitido motivadamente, após o devido processo administrativo, no qual foi assegurado o contraditório e a ampla defesa, empregado público contratado por meio de concurso e que fora considerado inabilitado para o desempenho das atribuições legais. Nessa situação, a atuação da administração pública foi legítima, já que o empregado público deve ser contratado após aprovação em concurso público e pode perder o vínculo por meio de demissão motivada, após o regular processo administrativo.

Resolva a questão aqui ›


Os equipamentos de proteção individual (EPI) são todos os dispositivos ou produtos, de uso individual, utilizados pelo trabalhador, destinados à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Com relação aos EPI, julgue os itens subsequentes. O cinto de segurança do tipo paraquedista somente deve ser utilizado em serviços de eletricidade e em situações em que funcione como limitador de movimentação.

Resolva a questão aqui ›