Considerando que mitocôndrias e cloroplastos são bacté

Biologia - Microbiologia - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016 - SME/SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Considerando que mitocôndrias e cloroplastos são bactérias que vivem em simbiose nas células dos organismos eucariotos; que as associações simbióticas entre espécies diferentes (reinos diferentes) são o que chamamos de liquens; e que 90% das células do ser humano são bactérias fundamentais para o desenvolvimento adequado dos seus sistemas imunológico e nervoso, analise as afirmativas a seguir.

I. Um organismo é caracterizado por um único genoma que determina tanto a morfologia como o comportamento.

II. O que se chama de indivíduo é um conjunto de diferentes genomas que interagem simbioticamente durante a ontogenia, determinando as características morfológicas e comportamentais desse conjunto.

III. O indivíduo é um pequeno ecossistema de genomas e não pode ser caracterizado por um genoma único que determina tanto a morfologia como o comportamento.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca das doenças do trato respiratório inferior em pediatria, julgue os itens a seguir. Manifestação comum nos quadros de bronquiolite viral aguda, a tosse é geralmente produtiva e hialina associada à sibilância, sendo uma das primeiras manifestações de comprometimento pulmonar na doença.

Resolva a questão aqui ›


Considere as afirmações abaixo, baseadas no texto Teoria e prática na reconstrução da concepção de linguagem do professor de línguas de Solange Castro (In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n.1, v.2, Belo Horizonte, 2002):

I. A formação de novos sistemas de pensamento do professor está relacionada às oportunidades de aprendizagem das quais ele participou ao longo de sua carreira.

II. A mudança de postura e da prática do professor ocorre de maneira espontânea e de acordo com as experiências atuais.

III. A reconstrução do conhecimento do professor ocorre dentro das relações sociais, em um processo no qual a linguagem tem papel fundamental.

IV. A integração teoria e prática dificulta a mudança no papel do professor que se sente pressionado a realizar transformações que o assustam.

V. A linguagem deve ser compreendida em sua função dialógica, no processo de construção de significados construídos pelos participantes.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›